Curso de especialização da UNB prepara 218 trabalhadores da saúde em Goiás


Começou hoje, no auditório da Sest/SUS. A aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão em Saúde com Ênfase na Atenção Primária, oferecido pela Universidade de Brasília – UNB. O palestrante é o professor da Faculdade de Ciências de Saúde da UNB, Cláudio Fortes Garcia Lorenzo. No primeiro momento foi feita a apresentação das disciplinas , do cronograma e da plataforma de acesso ao conteúdo das aulas. Segundo o professor, os alunos conheceram a sala de aula virtual e seus recursos para a realização das atividades via internet.

O curso está sendo oferecido para 218 profissionais de nível superior do estado Goiás com carga horária de 420 horas, na modalidade EAD e tem como objetivo formar trabalhadores com amplo conhecimento em temas ligados à gestão em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, com destaque para os procedimentos da atenção primária.

A parceria da Secretaria de Estado da Saúde é fruto de muitas discussões e negociações que foram feitas de forma bastante criteriosa por atender uma necessidade que consta no plano de governo, o “Programa Mais Saúde para Goiás”. As qualificações dos Agentes Comunitários de Saúde, dos Agentes Comunitários de Endemias e também dos trabalhadores de nível superior que administram as políticas públicas de saúde tem o objetivo fundamental de melhorar a gestão primária.

A Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS atua como cogestora dos cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos trabalhadores do SUS e trabalha para oferecer a melhor formação técnica possível, inclusive estimulando a produção científica na área da saúde pública.

A proposta do curso é proporcionar o desenvolvimento de habilidades gestoras que possibilitem a intervenção na realidade social, política e econômica envolvida com a situação de saúde da população. O Conteúdo da especialização propõe também capacitar os trabalhadores com técnicas de educação, informação e comunicação em saúde, como base para gestão responsável e participativa.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo