Criada há 3 anos, Multa Moral aplica mais de 14 mil notificações

Projeto do HGG, realizado em parceria com a OAB-GO, visa conscientizar motoristas que param próximo à unidade do Governo de Goiás

“Autuação” educativa do Multa Moral busca conscientização de motoristas nos arredores do HGG

Na Semana Nacional de Trânsito, que este ano se iniciou no dia 18 e vai até o dia 25, o resultado de uma iniciativa que começou em 2017 mostra bem a importância da conscientização da população sobre as leis de trânsito. O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) e a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Goiás (OAB-GO) lançaram, em agosto daquele ano, o projeto Multa Moral, que visa conscientizar motoristas que transitam pelas redondezas da unidade do Governo de Goiás. 

De lá para cá, foram 14.316 multas aplicadas, uma média de 19 notificações por dia. Entre as infrações observadas estão estacionar em vagas destinadas a Portador de Necessidades Especiais (PNE) ou idosos, em frente à rampa de acesso ou rebaixamento de guia, em calçada, além de parar em fila dupla e obstrução de acesso de entrada/saída de ambulância. Para realizar as abordagens, um colaborador do hospital fica na área externa e aborda os motoristas parados em lugares irregulares.
 
Em 2020 já foram aplicadas 2.905 notificações. Somente no quadrimestre passado, entre maio e agosto, foram 2.161 multas. Parar o carro em fila dupla foi a infração mais cometida, com 929 ocorrências, seguida por estacionar em frente à rampa de acesso ou rebaixamento de guia, motivo que levou 698 motoristas a levarem a advertência. Outro número que preocupa, embora seja menor que os demais, é o de veículos que obstruem a entrada e saída de ambulâncias. Nesse caso, foram 127 ocorrências. 
 
Eduardo Lima, gerente de Logística do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), instituição responsável pela administração do hospital, diz que a iniciativa ataca uma questão cultural do motorista, que é ignorar as regras de estacionamento. “Por ser um serviço de abordagem imediata, temos um resulto bem positivo. A aceitação do público, acatando a orientação, por ser uma questão educativa, também é muito boa, até mesmo pela forma de abordagem, que é cordial.”

Pablo Santos (texto e foto)

 

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