Crer relembra destaques de 2022 na excelência em atendimento

Dentre as conquistas da unidade do Governo de Goiás no ano, destca-se o título de 14º melhor hospital público do Brasil, recebido em premiação da Organização Pan-Americana de Saúde

Profissional atua no projeto Crer com Romeiros, retomado em 2022 para oferecer saúde a fiéis da Festa do Divino

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) concluiu 2022 relembrando conquistas que deixaram a marca da unidade do Governo de Goiás na saúde neste ano, quando comemorou 20 anos de pioneirismo, humanização e excelência no atendimento a pacientes das quatro deficiências: física, auditiva, visual e intelectual. 

O Crer representa a esperança, o acolhimento, o refúgio e a cura de milhares de famílias que lidam, diariamente, com os desafios impostos por um diagnóstico, e possui números que comprovam sua importância para a população goiana.

Em 2022, de janeiro a novembro, o total de atendimentos/procedimentos realizados na unidade foi de 1.695.781, dos quais se destacam 8.768 cirurgias realizadas, 96.255 atendimentos médicos, 751.776 procedimentos de reabilitação e enfermagem, 84.794 exames de imagem (ressonância magnética, tomografia e raios X etc), entre outros procedimentos.

Destaque nacional
Dentre os momentos em que a unidade foi destaque nacional, destaca-se o título de 14º melhor hospital público do Brasil, conferido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), pelo qual o Crer foi avaliado com outras 6,6 mil unidades de saúde do País, atestando a qualidade, satisfação do usuário e a eficiência do serviço prestado pela instituição. 

Outro fato de grande importância foi o recebimento da certificação Great Place to Work (GPTW), que coloca o Crer como uma das melhores empresas para trabalhar, refletindo o reconhecimento pela busca constante da unidade por melhorias, desenvolvendo programas e ações voltadas para o bem-estar de todos os colaboradores.

A qualidade dos serviços foi também reconhecida por outras entidades de grande relevância nacionalmente, como o recebimento do certificado UTI Eficiente (Epimed/AMIB), concedido às UTIs que obtiveram bons resultados clínicos com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos nela internados.

Declaração Anvisa
O Crer ainda recebeu a declaração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que a unidade de saúde alcançou 100% de conformidade aos indicadores de estrutura, processo e gestão de riscos, constantes nos instrumentos da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente do ano de 2021. Essa é uma evidência do compromisso com a segurança do paciente e reforça a qualidade dos serviços prestados pela unidade na área da saúde em Goiás.  

A unidade também conseguiu a manutenção das certificações ONA nível 3, Acreditado com Excelência, e da Norma ISO 9001 versão 2015, que reafirmam a robustez dos processos e a adesão das práticas de gestão da instituição de saúde aos requisitos pedidos.

Esporte adaptado
Inclusão, superação, força de vontade e diversão marcaram a sexta edição do Festival de Esporte Adaptado (Fead) do Crer, com 260 pacientes inscritos e mais de 500 pessoas reunidas. Profissionais e voluntários atuaram na organização e no apoio aos atletas.

De caráter inclusivo, o evento esportivo atua no trabalho de reabilitação do paciente, além de ser um agente facilitador para a integração social e familiar dos usuários da unidade do Governo de Goiás.

A unidade retomou o projeto Crer com Romeiros, que oferta atendimentos em saúde aos fiéis durante a caminhada da fé na Romaria da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade. Ao todo, 142 profissionais trabalharam durante cinco dias, que realizaram mais de três mil atendimentos a população.

Ensino e pesquisa
Seguindo o que está prescrito em sua missão, o Crer também deu destaque à pesquisa em 2022, com a realização do primeiro Dia D da Ciência, evento voltado para o debate de políticas públicas e pesquisa, e como elas são desenvolvidas dentro de uma instituição hospitalar 100% SUS, além de todas as ações que são realizadas ao longo do ano, seguindo uma filosofia de que todas as práticas são baseadas em evidências, e que o conhecimento deve ser compartilhado com toda sociedade.

Por último, mas não menos importante, a unidade continuou com o papel de protagonismo no enfrentamento pandêmico, revisitando práticas e processos para garantir, com responsabilidade a segurança de colaboradores e pacientes que o momento exige. 

José Ferreira Neto (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo