Crer recebe visita da Himss para avaliação da maturidade digital da unidade
Presença da Healthcare Information and Management Systems Society faz parte de processo de otimização dos processos assistenciais e segurança do paciente da unidade do Governo de Goiás

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) recebeu, nos dias 27 e 28 de março, a visita de representantes da Healthcare Information and Management Systems Society (Himss). A iniciativa faz parte de um processo de diagnóstico que avalia a maturidade digital da instituição com foco na otimização dos processos assistenciais e na segurança do paciente da unidade de saúde do Governo de Goiás.
Durante a visita, os avaliadores analisaram 29 setores do Crer, verificando a implementação e o uso de tecnologias voltadas à informatização da saúde. O objetivo é compreender o nível de digitalização da unidade e identificar oportunidades para aprimorar a integração dos sistemas, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento.
Para a diretor-geral do Crer, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles, a visita representa um marco importante na jornada de inovação da instituição. “Essa avaliação nos permite entender o nosso estágio atual e traçar estratégias para evoluir no uso da tecnologia em prol dos nossos pacientes”, destaca.
O gerente de tecnologia da informação do Crer, Danillo Florindo de Faria, reforça a relevância da visita para a evolução digital da unidade. “A análise realizada pela Himss nos permite avaliar o nível de maturidade digital do hospital. Nosso objetivo é avançar para um modelo cada vez mais integrado, onde a tecnologia potencialize a eficiência operacional e a segurança dos dados dos pacientes”, explica.
Os consultores da TechInPulse, especializados em transformação digital e com expertise no modelo HIMSS e no Modelo de Maturidade de Tecnologia da Informação em Saúde (Emram), Joana Priscila Lopes e João Márcio Pessoa, destacam que a visita foi uma oportunidade valiosa para entender de perto os esforços da instituição em sua jornada de transformação digital.
“Ficamos impressionados com o compromisso da instituição em integrar tecnologias avançadas e aprimorar seus processos de assistência à saúde”, afirmam. “A busca contínua pela inovação e pela segurança do paciente são fundamentais para o avanço na maturidade digital. Este diagnóstico é um passo essencial para identificar áreas de melhoria e promover ganhos significativos na eficiência operacional e na qualidade do atendimento”, complementam os especialistas em transformação digital.
A certificação HIMSS é um dos principais referenciais globais para hospitais que buscam excelência na adoção de sistemas eletrônicos de saúde. A expectativa é que, a partir do diagnóstico, o Crer possa avançar em sua transformação digital, fortalecendo sua atuação como referência em reabilitação no Brasil e no mundo.
Klysman Prado (texto e foto)/Agir