Crer recebe representantes da Vigilância Epidemiológica Estadual e Municipal

Na ocasião, a unidade do Governo de Goiás também recebe equipamentos de informática para fortalecimento do seu serviço de epidemiologia

Colaboradores seguram caixas com equipamentos para o serviço epidemiológico do Crer

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade do Governo de Goiás, recebeu, na segunda-feira (11/4), a visita técnica de profissionais da Superintendência Estadual de Vigilância em Saúde (Suvisa) e da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. 

A visita teve como objetivo conhecer e avaliar o funcionamento do serviço de epidemiologia da instituição, implantado em maio de 2018, além de realizar a entrega oficial de um computador para uso do serviço. A entrega do equipamento de informática integra o projeto Fortalecimento e Ampliação da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh), do Ministério da Saúde. 

"O Crer comemora a participação no projeto de fortalecimento do Serviço de Epidemiologia Hospitalar do Ministério da Saúde. Diante da importância do setor na construção de políticas públicas para controle e/ou erradicação de doenças, reconhecemos a necessidade de investimento contínuo no serviço para detecção e resposta imediata às emergências em saúde pública que ocorram no âmbito hospitalar", pontuou o diretor administrativo e financeiro do Crer, Paulo César Alves Pereira. 

Durante a visita, foram apresentados os fluxos de trabalho do serviço de epidemiologia do Crer, o perfil epidemiológico da unidade e o trabalho desenvolvido em prol da Notificação de Doenças e Agravos Epidemiológicos e eventos que constituem ameaça à saúde. 

A subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Estado de Goiás, Hertha Alfredo Pinto, elogiou o trabalho desenvolvido na instituição. "Gratificante o que vimos no serviço de epidemiologia do Crer. Fluxos bem organizados e um processo de trabalho estruturado e bem definido", afirmou.

"Receber a visita técnica das Secretarias Estadual e Municipal, além de ser uma prática do serviço, é importante para validar e fortalecer o trabalho que estamos desenvolvendo aqui no Crer. O serviço de epidemiologia da instituição trabalha comprometido com ações de conscientização e capacitação dos profissionais, para que possamos contribuir, de maneira efetiva, na construção de políticas públicas de saúde no Estado", ressaltou a enfermeira responsável pelo serviço de epidemiologia do hospital, Priscilla Cirqueira. 

A gerente da Qualidade do Crer, Josenei Skorek, finalizou o encontro agradecendo a oportunidade de troca entre os serviços. "Apresentar nosso trabalho às Secretarias Estadual e Municipal enriquece nossa prática e chancela todo o esforço empreendido em prol do fortalecimento do serviço de epidemiologia e da capacitação do nosso profissional para os cenários adversos da saúde em um ambiente hospitalar."

Rafaela Bernardes (texto e foto)/Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo