Crer realiza treinamento para colaboradores sobre implante coclear e terapias

Capacitação faz parte do ciclo de palestras de aprimoramento para colaboradores da equipe multiprofissional da unidade de saúde do Governo de Goiás

Fonoaudióloga do Crer,  Débora Gobbo realiza treinamento com equipe multiprofissional da unidade 

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou treinamento com colaboradores da equipe multiprofissional, ministrada pela fonoaudióloga Débora Gobbo. O foco do evento foi na atualização e aprimoramento sobre implantes cocleares e terapias relativas ao tratamento dos pacientes com deficiência auditiva regulados para a unidade do Governo de Goiás.

“O intuito da palestra foi compartilhar informações sobre implante coclear, tratamentos e fisiologia da audição para entender todo o seu funcionamento na prática, além de discutir sobre as portarias que trazem orientações sobre o tratamento do paciente com deficiência auditiva", afirma fonoaudióloga.

"Por meio destes dispositivos, é possível fazer com que esses pacientes voltem a ouvir. Diferentemente do aparelho auditivo que amplifica o som, o implante coclear restaura a capacidade do indivíduo de captar e reproduzir os sons estimulando diretamente o nervo auditivo através da cóclea”, acrescenta.

Como forma de melhorar a qualidade de vida da população brasileira com alguma deficiência auditiva, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, procedimentos que vão desde a triagem auditiva neonatal, o "teste da orelhinha", passando pelo diagnóstico até a reabilitação auditiva.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre os anos 2017 e 2020, foram realizados 26,7 milhões de procedimentos em todas as regiões do País, dentre eles, a concessão de próteses auditivas, como aparelho de amplificação sonora individual, sistema de frequência modulada, prótese de implante coclear e prótese auditiva ancorada no osso.

"A intenção do ciclo de palestras é enriquecer o conhecimento da equipe, pois todos atuam diretamente no tratamento dos pacientes", define a supervisora de reabilitação auditiva e intelectual do Crer, Caroline Rodrigues Almeida,

"E por se tratar de uma equipe multiprofissional, é importante que todos conheçam o processo de diagnóstico, benefícios do tratamento e as linhas de cuidado que são oferecidas pela instituição, assim, formando multiplicadores e compartilhando esse conhecimento com toda unidade. E dando continuidade ao conteúdo, temos agendado um segundo momento de troca de experiencias na área de fonoterapia”, explica.
 
Implante coclear
O serviço de implante coclear do Crer iniciou suas atividades em 2012, e já realizou 303 cirurgias até o momento, com atuação no acompanhamento e terapia de pacientes que realizaram o procedimento na unidade e em outros centros do SUS pelo Brasil, somando mais de 300 pacientes em tratamento na instituição. Em 2020, o Crer se tornou um dos cinco centros de referência credenciados no Brasil para a troca e manutenção de processadores pelo SUS, beneficiando cem pacientes do Estado.

Os atendimentos são realizados de forma individualizada por uma equipe multiprofissional composta por médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

Considerado um procedimento de alto custo, o implante coclear é recomendado para pacientes com perda auditiva profunda bilateral, condição para a qual os aparelhos auditivos convencionais já não são indicados. Além da cirurgia, o Crer garante o acompanhamento médico e terapêutico para o paciente à espera da cirurgia ou no tratamento pós-cirúrgico.
 
Klysman Prado (texto e foto)/Agir
 
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo