Crer realiza campanha de conscientização ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

O evento promoveu informações para profissionais, pacientes e acompanhantes sobre segurança e cuidados nos procedimentos em saúde

Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente – NQSP do Crer realizou palestras com os colaboradores e blitz informativa para conscientizar sobre segurança do paciente

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, celebrou o Dia Mundial da Segurança do Paciente com diversas atividades entre os dias 18 e 22 de setembro. O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente – NQSP realizou palestras com os colaboradores, blitz informativa nos corredores dos ambulatórios e internação, com o objetivo de conscientizar toda unidade sobre a importância da segurança e da qualidade dos cuidados de saúde para os usuários.

Para a presidente do NQSP, Dally Morais, “ações como essas são importantes para engajar os pacientes, familiares e acompanhantes sobre o seu papel como barreira para evitar eventos adversos, além de atualizar a equipe assistencial sobre práticas seguras em saúde, impactando 123 colaboradores e gerando redução de danos evitáveis”.

Segundo Gisele Maria Gomes Silva, supervisora de enfermagem do Centro Cirúrgico e CME, “o Dia Mundial de Segurança do Paciente vem para reforçar o nosso compromisso diário em garantir que o paciente receba cuidados de saúde de qualidade e livre de danos. A instituição desenvolve inúmeras ações para promover a segurança do paciente e, principalmente, engajar e envolver ele na sua segurança, impactando positivamente na sua experiência e gerando valor em saúde. Para uma assistência cada vez mais segura, a participação ativa do paciente no centro do cuidado é essencial, sendo uma das barreiras mais poderosas na prevenção de eventos adversos no cuidado.

Dia Mundial da Segurança do Paciente
Comemorado no dia 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Paciente foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019 com o intuito de conscientizar profissionais de saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. Ações que contribuem para minimizar riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde do país. No Crer, os protocolos de segurança do paciente são pilares do compromisso em garantir assistência segura, humanizada e de qualidade ao usuário.

Texto e foto: Klysman Prado/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo