Crer promove capacitação sobre adaptação curricular para autismo e deficiência intelectual

Iniciativa do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, unidade do Governo de Goiás, tem como objetivo mais qualidade de vida, respeito e igualdade na educação

Concluintes da terceira turma do curso Adaptação curricular para alunos com autismo e deficiência intelectual

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) finalizou, na sexta-feira (23/06), a terceira turma do curso Adaptação curricular para alunos com autismo e deficiência intelectual. A formação é promovida pela gerência de Reabilitação Auditiva e Intelectual da unidade do Governo de Goiás e qualificou, nessa turma, cem alunos, entre professores, pedagogos e psicopedagogos da rede pública e privada de todo o Estado.
 
O curso tem como objetivo possibilitar a integração das equipes de reabilitação multiprofissional com a equipe de ensino e educação, capacitando, formando e estimulando professores com novas práticas pedagógicas.
 
Para Ediene Fernandes Lopes Leandro, psicopedagoga clínica e participantes do curso, o evento contribuiu de forma positiva com o que ela já tem de prática com seus pacientes na clínica. Ela já tem experiência no assunto, atuando como psicopedagoga clínica em uma equipe multidisciplinar, trabalhando no processo de inclusão atendendo crianças e realizando orientações para os professores nas escolas e os pais. 
 
“O curso veio para somar. Por mais que eu tenha a formação na área, essa troca de experiências, vivências e de conhecimento com outros profissionais de outras áreas contribui bastante para uma prática mais significativa. Hoje nós temos uma criança totalmente diferente, um mundo diferente, e não podemos esquecer que atravessamos um período pandêmico e devemos levar em conta esse pós-pandemia”, afirmou.

Ainda segundo Ediene, independentemente dos testes padronizados, é fundamental um olhar mais qualitativo. "Temos que ter muito cuidado ao avaliar as habilidades. Precisamos ver o que realmente a criança não desenvolveu e por que ela não desenvolveu, analisando de todos os lados", resssaltou.

Segundo a gerente de Reabilitação Auditiva e Intelectual do Crer, Thais Nasser, o sentimento é de gratidão ao finalizar mais uma turma. Ela deseja que cada criança que será atendida de agora para frente possa vivenciar uma educação que as incluem e as entenda.
 
“Tenho certeza de que todos os alunos desse curso vão fazer esse conhecimento ir além, dar as mãos para crianças que precisam de nós. Somos a base de uma sociedade de cidadania, inclusão, respeito e educação. O Crer é um agente transformador de vidas e, através de vocês, conseguimos fazer com que tudo que foi aprendido aqui alcance ainda mais crianças e famílias”, afirmou. 
 
Juliana Saran (texto e foto)/Agir

 

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