Crer promove Big Fone da Medicação Segura para colabores

Ação realizada pela unidade do Governo de Goiás tem como objetivo ampliar o conhecimento e a educação em segurança da assistência das equipes

Equipe de profissionais do Posto 4 registrou o maior número de acertos na ação do Crer

Com objetivo de intensificar a educação sobre segurança da assistência à saúde, seus princípios e abordagens, o Núcleo de Segurança do Paciente (Nusp), em parceria com a Comissão de Farmacovigilância, do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, unidade do Governo de Goiás na capital, realizou o Big Fone da Segurança da Medicação. 
 
A ação, que ocorreu entre os dias 10 e 14 de agosto, foi direcionada aos profissionais das equipes de enfermagem, farmácia e médica dos postos de internação 1, 2, 3 e 4, UTI, Centro Cirúrgico/RPA, Farmácia, Exames e Ambulatório/SAD, nos períodos diurno e noturno.
 
"O processo de medicação é extremamente complexo e, por isso, o risco de falhas é alto, bem como o potencial de causar danos graves aos pacientes. Como forma de reverter esse quadro preocupante, é primordial adotar medidas para prevenir a ocorrência de erros. Nesse sentido, o objetivo do Big Fone da Segurança da Medicação foi manter os profissionais atentos aos pontos críticos que envolvem a prescrição, dispensação e administração de medicamentos, para que se mantenham vigilantes quanto aos riscos, contribuindo, assim, com a qualidade do cuidado e segurança do paciente", explicou a presidente do Nusp, Maiana Sousa.
 
Enfermeira do Ambulatório, Lorrany Santos Silva participou da ação. Para ela, o Big Fone agregou conhecimento e descontração em uma mesma iniciativa. "As ações do Nusp são sempre surpreendentes. As abordagens são criativas e descontraídas, possibilitando uma maior adesão e conhecimento dos protocolos institucionais. Além de agregar muito ao nosso trabalho, participar do Big Fone foi divertido e prazeroso", ressaltou.
 
Equipe vencedora
Ao todo, o Big Fone da Segurança da Medicação obteve 270 respostas relacionadas a 14 perguntas sobre o tema nos setores. A equipe de profissionais do Posto 4 foi a vencedora, registrando o maior número de acertos. Os questionamentos foram respondidos por técnicos de enfermagem (55%), enfermeiros (30%), técnicos de farmácia (9%), médicos (4%) e farmacêuticos (2%).
 
Segundo a presidente do Nusp, as ações educativas vão continuar. "Buscando manter a cultura de segurança na instituição, o Nusp planejou atividades mensais de educação em qualidade e segurança do paciente, por meio de ações relacionadas aos protocolos básicos de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde/Anvisa. E agosto foi o mês destinado ao protocolo de Segurança na Prescrição, Uso Administração de Medicamentos", lembrou.

 

Rafaela Bernardes (texto e fotos)/Agir

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo