CRER passa a oferecer curso de qualificação profissional para pessoas com deficiência

O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) passa a oferecer o Curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador, em parceria com o Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS (FIMTPODER) e a Faculdade Senai. Na tarde desta segunda-feira, 02 de maio, foi realizada a aula inaugural do curso, totalmente gratuito, voltado para as pessoas com deficiência.

O curso será ministrado no Laboratório de Tecnologia Assistiva do CRER, onde são oferecidos atendimentos especializados voltados às pessoas com deficiência utilizando ferramentas de tecnologia assistiva e de informação com foco na acessibilidade digital.

O ambiente é equipado com 12 computadores, mesas com regulagem de altura para facilitar a entrada de cadeirantes, mouses e teclados adaptados, softwares e hardwares inclusivos que permitem o acesso digital das pessoas com deficiências física, auditiva, visual e intelectual. Os equipamentos do laboratório foram adquiridos com recursos ajuizados pelo Ministério Público do Trabalho.

O diretor geral do CRER, Válney Luís da Rocha, ressaltou que “a promoção de cursos de qualificação de pessoas com deficiência ampliam as chances de inserção no mercado de trabalho. Temos certeza que a parceria entre o CRER, FIMTPODER e SENAI renderá bons frutos”, pontuou.

O curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador, com carga horária de 160 horas, oferece o aprendizado voltado à informática básica (windows), pacote office, e-mail e redes sociais. Dicas de como se portar em uma entrevista de emprego e formatação de currículo também serão ofertadas.

“O SENAI se preocupa com a inclusão social, estamos muito felizes com essa parceria. Que os alunos possam aprender e aproveitar esse momento de estudo com muita dedicação”, destacou o professor de informática do SENAI, Willian Borges de Jesus.

Renato Soares da Silva, 26 anos, vítima de acidente de trânsito, é um dos estudantes do curso. Paciente do CRER, Renato passou pelo processo de reabilitação e readaptação, hoje se prepara para assumir uma vaga no mercado de trabalho. “Estou com ótimas expectativas para o curso, aqui vou me profissionalizar, aprender mais sobre a área de informática e conquistar uma vaga de emprego”, planeja.

Segundo o supervisor de terapia ocupacional do CRER, Jefferson Silva Dias, o curso vai capacitar e readaptar as pessoas com deficiência, para que elas tenham condições técnicas e profissionais para serem inseridas na sociedade. “Temos a certeza que será o primeiro de muitos cursos voltado para a capacitação das pessoas com deficiência. Todos nós do CRER estamos muito felizes com este avanço”, comemorou.

A primeira turma do Curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador inicia com 12 pessoas. As aulas serão ministradas toda segunda, terça e quinta-feira, das 13h às 17h30, no CRER. Após a formação da primeira turma, outras vagas serão abertas.

Fonte: CRER

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo