Crer investe em acolhimento, humanização e ambiência em suas recepções 

Recepções da unidade do Governo de Goiás passam por transformação de ambiência, com nova estruturação mobiliária e instalação de paisagens

Paineis com imagens cedidas por Augusto Miranda, de Ipês rosa e branco, decoram recepções do Crer

Investir em acolhimento é um dos compromissos do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), que preza pela humanização do espaço físico e da assistência ofertada ao seu usuário. Com foco nisso, as recepções da unidade do Governo de Goiás passaram por uma transformação de ambiência, com nova disposição (estrutural) mobiliária e com a instalação de paisagens em locais estratégicos dos ambientes.

Fotos de ipês amarelo, branco e rosa podem ser vistas nas paredes das recepções, dando um tom mais vivo, colorido e cheio de personalidade a cada um dos ambientes. Árvore nativa do Cerrado, a escolha do Ipê para este projeto de ambiência não foi por acaso.
 
"A floração do ipê acontece no período de seca e queimadas. E, em meio a essa paisagem cinzenta e sem vida, acontece um dos eventos mais belos da natureza brasileira, a floração dos Ipês, informa o Núcleo de Comunicação do hospital.

“Nossa intenção na escolha dessa árvore específica para a ambiência e referência para as recepções do hospital foi justamente para provocar nos nossos usuários e profissionais a reflexão de que, em tempos difíceis e cinzentos, a vida renasce, novas possibilidades surgem e a esperança é renovada. A flor do ipê encanta os olhos e acalma o coração", continua o comunicado.
 
Valor para Saúde
Resultado do programa de projetos Valor para Saúde, a ambiência dos espaços ganha ainda mais peso e importância quando se analisa o trabalho com foco na inclusão social. "Considerando que temos usuários não letrados na instituição e, objetivando a inclusão social, investimos em uma nova forma de identificação visual nas recepções”, diz o supervisor de Recepção do Crer, Thiago Souza Oliveira.

“Na prática, para a pessoa com dificuldade de leitura será possível se localizar na instituição seguindo as cores dos Ipês plotados nos espaços. Além disso, qualificamos a ambiência dos ambientes, proporcionando mais acolhimento ao paciente que aguarda ser atendido", explica ainda o supervisor.
 
Na Recepção Central do Crer, foram colocadas fotos, cedidas pelo fotógrafo Danilo Gouveia, do ipê amarelo. Na Recepção de Exames e na Recepção de Consultas, foram colocadas imagens, cedidas pelo fotógrafo Augusto Miranda, de Ipês rosa e branco, respectivamente.

Rafaela Bernardes (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo