Crer inaugura 1º programa de mestrado e doutorado em otorrinolaringologia do Centro-Oeste

Programa de graduação stricto-sensu é lançado pela unidade do Governo de Goiás em cooperação com a Unifesp

Cerimônia de lançamento do programa de pós-graduação stricto-sensu no Crer: mestrado e doutorado

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) deu início, neste mês, a uma parceria sem precedentes com a Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O projeto de cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) estabelece o Crer como instituição receptora do Programa de Pós-Graduação em Medicina (PPGM), nível mestrado, na área de concentração – especialidade otorrinolaringologia. 

A perspectiva é de que a parceria interinstitucional forme, em sua primeira turma, cinco médicos do corpo clínico da unidade do Governo de Goiás que já tenham participação ativa como preceptores médicos de residentes em otorrinolaringologia do hospital. Com o objetivo de potencializar a estrutura de ensino e pesquisa na unidade de saúde, tão logo as primeiras dissertações do programa sejam concluídas, na sequência, haverá a abertura do doutorado em medicina. 

Para o diretor-geral e vice-pró-reitor de pós-graduação do Crer, Válney Luiz da Rocha, essa parceria coroa uma história de quase duas décadas de dedicação do hospital em prol de uma assistência em saúde baseada em evidências e dedicada à produção e divulgação científicas.

Pesquisas cadastradas
“A intensidade e a pluralidade da prática assistencial cotidiana no Crer não representam obstáculo para a reflexão acadêmica e consequente produção científica. Ao longo dos anos, acumulamos 310 pesquisas cadastradas na Plataforma Brasil e cerca de 250 publicações em revistas acadêmicas de renome, o que nos rendeu premiações nacionais e internacionais. Essa parceria com a Unifesp veio para coroar nosso trabalho e dedicação em prol da ciência”, ressaltou.

Gestora do Crer, a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), por meio de seu Centro de Ensino e Desenvolvimento (CED) celebra a importante conquista, pioneira no Centro-Oeste brasileiro. 

“Essa cooperação consolida a formação de professores na área da saúde que o Crer traz em seu DNA. O programa convalida essa vocação da unidade e fortalece a produção de conhecimento na área da otorrinolaringologia para que a ciência seja compartilhada não só no âmbito da saúde pública de Goiás, mas também para a saúde de cidadãos de todo o mundo”, comemorou a diretora de Ensino e Desenvolvimento da Agir, Helca de Sousa Nascimento. 

Sérgio de Castro Martins é médico especialista em otorrinolaringologia no Crer desde 2008 e, agora, integra a primeira turma do programa de mestrado da instituição. “Me sinto muito honrado e muito orgulhoso em integrar esse seleto grupo de profissionais. Essa é a coroação do trabalho de anos de uma equipe empenhada e coesa. Muitos profissionais fazem parte dessa história de sucesso, que nos trouxeram até aqui”, comemorou.

Campo fértil
Centro Avançado de Referência no atendimento de alta complexidade às pessoas com deficiências auditiva, intelectual, física e visual, o Crer é reconhecido nacionalmente como vanguarda na especialidade médica de otorrinolaringologia.

O hospital conta com um quadro expressivo de egressos do PPGM da Unifesp, que atuarão como docentes e coorientadores dos novos projetos de pesquisa. Hugo Valter Lisboa Ramos, que atuará como coordenador local do programa no Crer, compõe a linha de pesquisa distúrbios de voz humana’; Claudiney Cândido Costa, compõe a linha técnicas operatórias avançadas; Leandro Castro Velasco, a linha distúrbios e reabilitação da deglutição’ e Murilo Bufaiçal Marra compõe a linha reabilitação auditiva.

Docente da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e coordenadora do projeto de cooperação interinstitucional, Norma de Oliveira Penido participou da solenidade de inauguração da parceria e ressaltou a relevância deste feito para o Estado de Goiás.

“Vamos conseguir replicar e gerar novos conhecimentos dentro de uma especialidade cirúrgica. No Centro-Oeste brasileiro, não existe nada nesse sentido. Estamos fazendo história. O Crer tem uma trajetória marcada pela chancela da assistência de excelência e do ensino. Agora vamos chancelar a produção científica no hospital.”

Hospital-escola
Inaugurado em setembro de 2002, o Crer nasceu com a missão de ofertar assistência especializada à pessoa com deficiência, fundamentando-se no ensino e na pesquisa. Em seu primeiro ano de história, investiu na promoção anual da Jornada Científica da instituição, momento dedicado à qualificação dos profissionais, troca de experiências e divulgação científica.  

O hospital reúne extensas conquistas devido ao seu trabalho no campo do ensino e da pesquisa. Desde 2014, é reconhecido como posto de hospital-escola, certificado concedido pelos Ministérios da Saúde e da Educação.  

Em 2007, o Crer iniciou a formação de profissionais médicos na especialidade de Medicina Física e Reabilitação. Em 2012, 2014 e 2015, registrou a abertura das residências médicas nas especialidades de radiologia, anestesiologia e otorrinolaringologia, respectivamente. Juntos, os programas já formaram 83 especialistas médicos nessas áreas, profissionais que contribuem com a assistência em saúde ofertada no País.  

Também em 2015, deu início ao Programa de Residência Multiprofissional, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Com foco na formação de profissionais especialistas em saúde funcional e reabilitação, as vagas estão disponíveis nas áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Até o momento, 43 profissionais tornaram-se especialistas n. no Crer.

A unidade conta ainda com inciativas como o Programa de Aperfeiçoamento Profissional, que já formou 389 profissionais em diversas áreas, e o Treinamento Avançado Médico (TAV), especialização robusta nas áreas de ortopedia de quadril e coluna, cirurgia plástica com foco na rinoplastia e radiologia por imagem. A instituição também tem sido rico campo de estágio curricular para universidades conveniadas, recebendo, desde 2008, uma média de 400 alunos por ano.

Rafaela Bernardes (texto e foto)/Agir
 

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