Crer fortalece e certifica cultura da qualidade com sua 18ª avaliação interna

Ao todo, processos de 27 setores da unidade do Governo de Goiás foram avaliados, durante cinco dias, por 22 profissionais avaliadores 

Profissionais/avaliadores fazem análises dos processos institucionais no Crer, durante a 18ª avaliação interna

Após cinco dias de avaliação dos seus processos institucionais, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) encerrou a 18ª Avaliação Interna da unidade do Governo de Goiás. Ao todo, 27 setores foram avaliados por 22 profissionais/avaliadores.

“Foi um processo muito positivo, mesmo com uma avaliação com nível de exigência maior do que o registrado nos momentos anteriores. Levando em consideração a revisão no Manual Brasileiro de Acreditação, fomos mais detalhistas e criteriosos na avaliação deste ano para preparar nossas equipes para as certificações que pleiteamos. Durante a avaliação, identificamos uma maior maturidade dos processos e das equipes, o que evidencia o fortalecimento da cultura da qualidade na instituição”, ressaltou o coordenador de Acolhimento e avaliador líder, Daniel Paiva.

As oportunidades de melhoria, observações e não-conformidades identificadas durante o processo da Avaliação Interna serão cadastradas no Interact e direcionadas às lideranças imediatas para que sejam realizadas as devidas ações de melhoria.

“Durante a 18ª Avaliação Interna do Crer, percebeu-se uma evolução importante dos processos institucionais, além de um time de avaliadores preparados para contribuir com as melhorias, bem como um alinhamento com a alta direção, que acompanha, direciona, apoia um sistema de gestão eficiente", afirma a gerente da Qualidade, Josenei Skorek.

"A instituição passa por transformações constantes, e a maturidade dos processos é o resultado do nosso compromisso institucional com a gestão por processos. Agora, trabalharemos nos planos de ação para colocar em prática todas as oportunidades de melhoria identificadas durante a avaliação”, diz ainda a gerente de Qualidade.

A avaliação foi realizada com foco nos conceitos e recomendações de boas práticas previstas nos Manuais Brasileiro de Acreditação: Organizações Prestadoras de Serviço em Saúde 2022 (OPSS) e da ISO 9001:2015.

“A avaliação interna é uma oportunidade para o fortalecimento da maturidade dos processos institucionais. Através do olhar crítico e externo do avaliador, é possível promover a melhoria do serviço e potencializar, ainda mais, as entregas da instituição. Além disso, com esse exercício interno, nos preparamos para as avaliações externas que passaremos ao longo deste ano, com foco nas certificações de qualidade pleiteadas pelo Crer”, ressaltou o diretor-geral do Crer, Válney Luiz da Rocha.

A visita de manutenção da Norma ISO 9001:2015 no Crer está prevista para outubro. Já a visita para recertificação do título de excelência da Organização Nacional de Acreditação – ONA, está prevista para novembro.

Rafaela Bernardes (texto) e Láila Dionizio (foto)/Agir
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo