Crer forma 20 profissionais das residências médica e multiprofissional

Formandos de diversas áreas recebem seus diplomas da unidade do Governo de Goiás reconhecida como hospital-escola pelos Ministérios da Saúde e Educação

Formandos das residências médica e multprofissional do Crer mostram, orgulhosos, seus diplomas

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou, na quinta-feira (24/3), a cerimônia de formatura de 20 profissionais dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional da unidade, que integra a rede de saúde do Governo de Goiás. Reconhecida como hospital-escola pelos Ministérios da Saúde e da Educação, o Crer atua formando e qualificando profissionais da saúde com excelência. 

Na solenidade, receberam seus diplomas nove residentes multiprofissionais das áreas de enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, e 11 residentes médicos com especialização em fisiatria, radiologia, otorrinolaringologia e anestesiologia.

O diretor-geral do hospital, Válney Luiz da Rocha, participou da cerimônia e, em seu discurso,  deixou uma mensagem aos formandos. “Nos orgulhamos muito em contribuir com a formação de todos os profissionais que já se especializaram no Crer. Meu desejo é que as boas práticas vivenciadas ao longo da residência sejam convertidas em uma atuação profissional cada vez mais ética, especializada e de excelência, e que o ensejo acadêmico esteja sempre presente na vida profissional de vocês.”

A supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, Cristiane Soto Machado, ressaltou a transformação profissional oportunizada pela residência. “Um profissional, seja ele médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta ou fonoaudiólogo, jamais é o mesmo ao entrar e sair de uma residência. O percurso traçado por cada um de vocês, durante esses dois ou três anos, é imprescindível e será um verdadeiro divisor de águas na carreira de vocês, que, com certeza, já é, e será de muito sucesso.”

A formanda Marina Nahas Dafico Bernardes foi a oradora da turma, e agradeceu aos pacientes por confiarem nos residentes médicos e de como essa experiência contribuiu para sua formação. “Em especial, agradeço aos nossos pacientes que confiaram em nós, compartilharam as suas histórias de vida e angústias. Entregaram seus corpos para serem examinados, medicados e operados por mãos, ainda no início pouco hábeis, e ofereceram a sua própria dor como instrumento de aprendizado, contribuindo com a nossa formação e nos tornando mais gentis e solidários.”

Para outro formando, o terapeuta ocupacional Luis Henrique Cardoso Oliveira, orador de sua turma,  a palavra que melhor descreve o processo dos últimos dois anos é resiliência. Muitas barreiras e dificuldades foram superadas devido ao momento de pandemia.

“Agradeço à Suenpes (Supervisão de Ensino e Pesquisa), que nos deu o apoio necessário e muitas vezes o combustível para que atingíssemos todo nosso potencial, e estava sempre disposto a dar seu melhor para nos guiar nesse caminho. Agradecemos à equipe Crer por ter nos ensinado muito. Tenho certeza que aqueles que entraram por essa porta há dois anos não são os mesmos que sarem agora.”

A solenidade contou ainda com a presença da coordenadora das Comissões de Residências Médica (Coreme) e Multprofissionais em Saúde (Coremu) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Letícia Souza Pereira; do coordenador da Coreme do Crer, Claudiney Cândico Costa; da coordenadora da Coremu do Crer, Vittória Braz de Oliveira Alves; e com a participação remota da diretora de Ensino e Desenvolvimento da Agir, professora Helca de Souza Nascimento.

Juliana Saran (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo