CRER é referência no Estado em Práticas Seguras no Uso de Medicamentos

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), recebeu na manhã desta quarta-feira (23/1) a visita técnica da consultora e pesquisadora do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP – Brasil), Renata Cristina Rezende Macedo. A visita faz parte da primeira etapa do projeto de Aprimoramento das Práticas de Farmacovigilância com foco na Prevenção dos Erros de Medicação, da ANVISA, em parceria com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS).

Segundo a pesquisadora do ISMP, “o objetivo do projeto é conhecer as práticas adotadas por diferentes unidades de saúde do país e, a partir desse conhecimento, identificar as fragilidades do sistema e as potencialidades de cada hospital para melhorar o sistema de farmacovigilância no país”.

O CRER é o único hospital do Estado a receber a visita técnica do projeto. A instituição foi indicada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), que identificou no hospital a implantação de práticas e processos que garantem a segurança do paciente. Além do CRER, hospitais de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também integram o projeto.

“Saio do CRER bastante impressionada com o trabalho realizado aqui. Vejo que a indicação do hospital para compor o levantamento de boas práticas foi assertiva. Destaco, principalmente, a grande sacada do CRER em contratar uma farmacêutica para liderar as ações da farmacovigilância do hospital, já que essa é uma função que exige tempo e aptidão técnica”.

A farmacêutica do Serviço da Qualidade e presidente da Comissão de Farmacovigilância do CRER, Jaqueline Vieira de Almeida, analisou a visita como um reconhecimento de todo o trabalho realizado.

“Ser escolhido para integrar um projeto como esse é o reconhecimento do trabalho efetivo de toda equipe que executa a remodelagem da cadeia medicamentosa na instituição. Mesmo antes de lançar o 3° Desafio Global da Segurança do Paciente – medicação sem danos, o CRER já promovia práticas e projetos para reduzir os erros associados aos medicamentos. Acredito que com esse projeto as Instituições irão perceber a importância da Farmacovigilância, que vai muito além de monitorar erros, mas sim evitá-los com projetos de melhorias em todas as etapas da cadeia medicamentosa”, disse.

Além da Renata Cristina, participaram da visita técnica as representantes da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção de Goiás, Daniela do Carmo Lopes dos Santos e Sônia Maria Oliveira dos Santos.

Rafaela Bernardes, do CRER

Foto: Divulgação CRER

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo