CRER comemora 17 anos de história

Convidados, colaboradores e usuários do hospital participaram do evento de aniversário

A celebração de um Culto Ecumênico marcou o aniversário de 17 anos do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), na manhã desta quarta-feira, 25 de setembro. Convidados, colaboradores e usuários do hospital lotaram o auditório para celebrar mais um ano de história da instituição, que é referência no atendimento à pessoa com deficiência.

Uma apresentação do grupo de Ballet Terapêutico do CRER abriu a celebração, emocionando os convidados. O coral da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) abrilhantou a cerimônia com apresentações musicais. A celebração foi conduzida pelos líderes religiosos Rosana Manso (espírita), pastor João de Deus (evangélico) e padre Alaor Rodrigues (católico).

Em seu discurso, o diretor geral do CRER, Válney Luís da Rocha, falou dos valores que norteiam o trabalho na instituição. “Há 17 anos nascia o CRER com a missão de cuidar do ser humano, de doar ao próximo o que temos de melhor. Com carinho, dedicação e muito profissionalismo ajudamos a transformar mais de 472 mil vidas, levando esperança, conforto e qualidade de atendimento aos nossos pacientes”, destacou.

Paciente do CRER há 17 anos, João Vitor Vieira Silva e sua mãe, Francisca Vieira, fizeram questão de participar da celebração. “Somos muito gratos ao CRER por todo o apoio, dedicação, carinho e atendimento que recebemos aqui. No CRER me sinto segura porque sei que aqui o meu filho recebe o melhor atendimento do mundo”, disse a mãe do paciente.

Já Oenes Alves Borges, paciente do CRER há seis anos, participou da celebração e agradeceu o atendimento recebido durante todo esse tempo. “O CRER é referência por sua qualidade técnica, mas para nós pacientes, a referência vai muito além disso. Aqui a gente encontra profissionais preparados e acolhedores que, além de nos tratar, também distribuem carinho e aconchego. Me sinto muito honrada em fazer parte desta história, aqui encontrei tudo que precisava”.

A comemoração do aniversário do CRER foi marcada ainda por uma exposição de fotos dos 17 anos do hospital, um “parabéns itinerante”, que percorreu todos os setores do hospital, e por atividades de valorização e reconhecimento dos colaboradores.

O superintendente de Relações Institucionais da Organização Social (OS) que gerencia a unidade, Sérgio Daher, destacou a importância da dedicação e trabalho de todos os profissionais envolvidos na história do CRER. “Olhando para o CRER tenho a certeza que tudo valeu a pena. E meu agradecimento especial é aos nossos colaboradores, que fazem a diferença não apenas com seu trabalho, mas também com o resultado que produzem aos usuários, que precisam da nossa assistência. Aqui no CRER as pessoas se sentem acolhidas e em um ambiente extremamente humanizado. Profissionais do CRER, vocês são os responsáveis pelo sucesso da instituição”, disse.

Durante sua fala, o superintendente Executivo da OS, Lucas Paula Silva, ressaltou a referência do CRER para a saúde no país. “O CRER é uma instituição de reconhecimento nacional e internacional, o que muito nos alegra. Diante da história do hospital, temos a certeza de que quando mãos se unem por um mesmo propósito, que é o de cuidar do próximo, conseguimos fazer a diferença na nossa sociedade”, lembrou.

Participaram da celebração em homenagem aos 17 anos do CRER, o pastor Lourenço José Barros, representando o vice-governador Lincon Tejota; o assessor técnico Fernando Lemes de Jesus, representando o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino; o superintendente Alano de Carvalho Soares, representando a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué; o diretor do HUGOL, Hélio Ponciano Trevenzol; a diretora técnica do HDS, Mônica Ribeiro Costa; o superintendente de Relações Institucionais da Agir, Sérgio Daher, o superintendente Executivo da Agir, Lucas Paula Silva, o superintendente Administrativo Financeiro da Agir, Claudemiro Euzébio Dourado, o superintendente de Gestão e Planejamento da Agir, Dante Garcia de Paula e o assessor de Relações Externas da Agir, Fause Musse.

CRER 17 anos

Referência no atendimento à pessoa com deficiência, o CRER já levou assistência em saúde a mais de 472 mil pessoas vindas de todos os municípios goianos e também de outros Estados brasileiros. Por dia, o hospital atende cerca de 1.500 pacientes e realiza uma média de 4.200 procedimentos.

Em junho deste ano, o CRER ampliou sua capacidade de atendimento com a abertura de 20 novos leitos, destinados a pacientes em reabilitação e em tratamento cirúrgico no hospital. Com a ampliação da oferta de vagas, o hospital passou a contar com 176 vagas para internação.

O atendimento humanizado ao paciente garantiu ao CRER, mais uma vez, alto índice de aprovação por parte dos nossos usuários. Pesquisa de satisfação realizada em agosto deste ano no setor de internação do hospital mostrou que 99,5% dos pacientes aprovam o atendimento recebido na unidade. Na mesma pesquisa realizada no setor ambulatorial, a aprovação ficou em mais de 96%.

Desde sua inauguração, o CRER passou por significativo crescimento da sua estrutura física, saltando de 8.823 m² para 33.275 m² de área construída. Dentre outros espaços e serviços, o hospital conta com 156 leitos de internação, 20 leitos de UTI, 8 salas de cirurgia, 7 ginásios de terapias, 4 piscinas de hidroterapia, Laboratório de Movimento, Serviço de Atenção Domiciliar, Equoterapia, Oficina Ortopédica e Centro de Diagnóstico.

Com 17 anos de história, o CRER é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, graças a sua atuação na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. Além disso, o CRER é o primeiro hospital de reabilitação do país e o primeiro hospital público do Centro-Oeste com o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Rafaela Bernardes, da AGIR

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo