Crer celebra o Dia Nacional da Equoterapia com programação especial aberta ao público 

O público que comparecer à unidade do Governo de Goiás poderá acompanhar apresentações de volteio adaptado e atividades do programa de equoterapia dos pacientes do Crer

Unidade do Governo de Goiás atende cerca de 164 pacientes semanalmente no serviço de equoterapia

Em comemoração ao Dia Nacional da Equoterapia, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer promoveu nesta quarta-feira, 9 de agosto, uma série de atividades e apresentações com os pacientes da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A programação que teve desafio de volteio, demonstrações do programa de reabilitação, pré-desportivo e para-equestre, dança das cadeiras com cavalos e colaboradores e desafio das argolas foi aberta ao público externo. 

Pioneiro no serviço de equoterapia, o Crer soma mais de 207 mil atendimentos na unidade desde a implantação em 2004, em parceria com a Polícia Militar de Goiás (PMGO). A supervisora Multiprofissional de Terapias de Apoio do Crer, Karla Lorena Mendonça Campos, destacou que o hospital é hoje a única instituição do Governo de Goiás a oferecer esse tipo de atendimento no Estado. “A equoterapia tem um papel fundamental na recuperação de muitos pacientes, e no Crer, nós proporcionamos aos pacientes um atendimento individualizado, em um local totalmente diferente do ambiente hospitalar, que traz vários benefícios por ser um método terapêutico que emprega o cavalo como agente promotor de melhorias de nível físico e intelectual”, explicou a supervisora.

Karla pontua que a equoterapia é indicada para pacientes com alguma doença que compromete a parte motora e/ou psíquica, como crianças com paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo, entre outras. “No caso de pacientes adultos o tratamento é indicado para quem tem uma lesão medular, trauma cranioencefálico e acidente vascular cerebral, por exemplo.” Os atendimentos são realizados por profissionais qualificados e com formação nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

O Crer conta hoje com dez cavalos aptos a fazer o atendimento com a hipoterapia.  Karla destaca a importância da parceria com a PMGO para manutenção do serviço e o cuidado com os animais. “O Regimento de Cavalaria da PMGO é fundamental para o bom funcionamento do nosso serviço. Eles fornecem a hotelaria, grande parte da alimentação dos animais e a assistência veterinária, além de possuírem anos de experiência no trato com os cavalos”, observa. 

Thalita Braga (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo