Crer bate recorde de atendimentos aos romeiros durante a Festa de Trindade

Profissionais voluntários da unidade do Governo de Goiás realizaram 3,6 mil atendimentos no Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), na GO-060, durante o evento

Voluntários do Crer prestam atendimento no Centro de Apoio ao Romeiro, durante romaria de Trindade

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) participou, pelo quarto ano, do apoio aos romeiros da Festa de Trindade. Durante os dias 23, 24, 25, 29, 30 de junho e 1° julho, os profissionais voluntários que participaram do projeto Crer com Romeiros realizaram 3.648 atendimentos aos fiéis que passaram pelo Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), na GO-060. 

Segundo o gerente de Reabilitação Física e Visual da unidade do Governo de Goiás, Eduardo Carneiro, durante os principais dias de movimento da Romaria, o Crer prestou uma série de serviços como: aferição de pressão arterial, orientações de prevenção de lesões relacionadas a longas caminhadas, sessões de alongamento, medição de glicemia e curativos. 

“Para nossa equipe, é sempre uma alegria fazer parte desse projeto, são enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, entre outros profissionais do Crer que reservam algumas horas, nessa época do ano, para cuidar dos devotos do Divino Pai Eterno. Cuidar de vidas é uma missão que seguimos por onde vamos, e em 2024 estaremos juntos novamente”, disse Eduardo. O gestor destaca que o projeto Crer com Romeiros, iniciado em 2018, já atendeu mais de 11 mil pessoas durante a Festa de Trindade.

Celso Guimarães Firmino, 60 anos, teve a perna amputada em 2009, em um acidente de trânsito, mas isso não impediu que ele mantivesse a tradição de ir a pé para Trindade durante a Festa do Divino Pai Eterno. “Hoje eu uso essa prótese, e a cada dois anos ela é trocada lá no Crer. Um atendimento sensacional que dinheiro nenhum no mundo paga”, disse. Celso fez questão de parabenizar o Crer pelos atendimentos aos romeiros. “Só gratidão aos profissionais do Crer e ao Divino Pai Eterno que me dá forças todo dia para seguir em frente.” 

O romeiro Meirivaldo Pequeno, 56 anos, conta que também faz a romaria há vários anos, e neste ano resolveu parar no estande do Crer para aproveitar os serviços de saúde. “Essa é uma iniciativa muito importante, principalmente para pessoas mais idosas e que não têm o hábito de fazer longas caminhadas assim, é o momento de parar e ver se está tudo certo para seguir na romaria”, disse. 

No último sábado do evento (1°/07), a primeira-dama do Estado e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, também passou pelo estande do Crer e destacou que o serviço dos profissionais da unidade de saúde chegou para agregar aos atendimentos oferecidos no CAR. “Além da alimentação, capela e área de descanso, temos também os profissionais do Crer fazendo massagens, ventosas, curativos, aferição de pressão e outros serviços de saúde”, afirma Gracinha.

Texto: Thalita Braga/Agir

Foto: Aline Cabral (Secom Governo de Goias)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo