Crer apresenta resultados do Saúde em Nossas Mãos, durante encontro em SP

Unidade de saúde do Governo de Goiás foi selecionada em 2021 pelo Ministério da Saúde para integrar a ação Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS

Juliana Carvalho, Tatiane Mendes, Ludmila Gomes e Ciro Costa representaram o Crer no evento

Profissionais do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), participaram de uma Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP) do projeto Saúde em Nossas Mãos, do Ministério da Saúde (MS), nos dias 16 e 17 de novembro. O evento foi organizado por hospitais integrantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e Ministério da Saúde, em São Paulo, e contou com a participação de 120 unidades de saúde. 

Entre as atividades da SAP, o diretor-técnico do Crer, Ciro Bruno Silveira Costa; as enfermeiras Ludmila Gomes e Tatiane Mendes e a analista de qualidade Juliana Carvalho foram convidados para apresentarem os resultados obtidos na unidade estadual de saúde goiana. “Fazer parte de um projeto tão grandioso e robusto, com oportunidades de trocas de experiências com os melhores serviços do País, tem agregado muito ao nosso serviço”, afirma o médico. 

“Apresentamos nossa experiência com a aplicação de ciclos PDSA (Plan-Do-Study-Act) ou PDCA (Plan-Do-Check-Act), que são ferramentas de melhoria contínua de processos e a implementação de pacotes de medidas (bundles) para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), um trabalho que merece todo o reconhecimento pelo empenho de nossas equipes”, afirma Ciro.  

Com o objetivo de reduzir, em médio prazo, a incidência dos principais indicadores de infecção hospitalar, o projeto Saúde em Nossas Mãos propõe a disseminação do modelo de melhoria para outras unidades hospitalares, além de contribuir para a mudança de cultura das organizações de saúde com relação à segurança do paciente.

Entre os anos de 2021 e 2023, o Saúde em Nossas Mãos conta com a participação de 204 hospitais, entre eles, o Crer, que passou a integrar o projeto em agosto de 2021 e será acompanhado até 2023 por profissionais do Hospital Moinho de Ventos. Além das visitas técnicas, encontros regionais com outros hospitais selecionados, sessões de aprendizagem presencial e apoio contínuo à distância também são realizados. 

Texto e foto/Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo