Cremic desenvolve projeto de pesquisa inovador com pacientes de câncer

Indivíduos em tratamento de câncer de mama e de próstata terão a oportunidade de usufruir dos benefícios de diversas terapias integrativas para melhoria do seu bem-estar e qualidade de vida.

Indivíduos em tratamento de câncer de mama e de próstata terão a oportunidade de usufruir dos benefícios de diversas terapias integrativas para melhoria do seu bem-estar e qualidade de vida. O Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Instituto Brasileiro de Medicina e Saúde Integrativa em Oncologia (Isionco), vai desenvolver um projeto de pesquisa inovador com o propósito de avaliar a eficácia do Protocolo de Bem-Estar Integrativo no Cuidado do Câncer, desenvolvido e validado pelo Isionco, como complemento ao tratamento convencional.

O projeto foi lançado em maio com realização de triagem de pacientes. Hoje esses pacientes serão acolhidos no Cremic para início do tratamento. Serão recebidos pela diretora do Isionco, Carla Valéria Rodrigues e pela diretora técnica do Cremic, Mara Rúbia. Profissionais e voluntários que vão acompanhar esses pacientes durante a pesquisa, também estarão presentes na acolhida.

Entre as terapias a serem oferecidas gratuitamente aos participantes do projeto de pesquisa estão acupuntura, auriculoterapia, meditação, massagem, reiki, musicoterapia, Ioga, psicologia, florais e oficinas de bem-estar, entre outras.

A farmacêutica Renata Kelly Nascente Carneiro, coordenadora de Ensino e Pesquisa do Cremic, informa que para participar do projeto de pesquisa é imprescindível que os candidatos tenham no mínimo 18 anos e estejam realizando o tratamento convencional para o  câncer. O estudo tem a meta de acompanhar 90 mulheres que estão em tratamento para o câncer de mama e 90 homens que fazem tratamento para o câncer de próstata.

O projeto terá a duração de seis meses. Renata Carneiro informa que o projeto representa uma importante inovação no País, além de uma nova frente de atuação do Cremic no uso das práticas integrativas associado à pesquisa clínica. A coordenadora de Ensino e Pesquisa do Cremic destaca que as terapias e práticas integrativas são complementares ao tratamento convencional, com comprovação científica da sua segurança e eficácia e que abordam o ser humano de forma integral (físico, mental, emocional, social e espiritual).

SERVIÇO

Programação do Projeto “Efeitos do Protocolo de Bem Estar Integrativo no Cuidado do Câncer na Qualidade de Vida, Bem-Estar e Fatores Biopsicossociais de Mulheres com Câncer de Mama e de Homens com Câncer de Próstata”

Data: 12/07/2018

Local: CREMIC/SES

Horário:  08:00 horas – Reunião com profissionais e voluntários envolvidos no projeto.

13:00 horas –  Acolhida aos pacientes e sorteio dos grupos (Grupo Controle e Grupo Tratamento)

Endereço: Rod. BR-153, Km 08, s/n – Jardim Santo Antônio, Goiânia

GRUPO CONTROLE: Atividades de leitura e vídeos de bem estar a cada 15 dias.

GRUPO TRATAMENTO: 04 (quatro) blocos de atividades com duração de 06 semanas cada. (No primeiro bloco serão: Meditação, Auriculoterapia, Reiki, Massagem, Florais de Bach e Atendimento Psicológico).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo