Credeq realiza palestra sobre Janeiro Branco

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), realiza na próxima segunda-feira, 28 de janeiro. palestra sobre “Janeiro Branco”. A preleção, que será comandada pela coordenadora de Ensino e Pesquisa, psiquiatra Melissa Ribeiro, integra uma campanha para colocar os temas da Saúde Mental e Saúde Emocional em máxima evidência no mundo. O objetivo é a prevenção ao adoecimento emocional e o combate ao preconceito associado aos transtornos mentais.

A exposição, que busca democratizar a informação sobre a saúde mental, acontece a partir das 9h, na Sala da Terapia Ocupacional, do Ambulatório Infantojuvenil. É dirigida aos colaboradores e terceirizados da única unidade de saúde pública do Estado responsável pelo tratamento a casos severos de Dependência Química. A explanação terá por tema “Cuidar da mente e cuidar bem da vida!”. O evento é organizado pela CIPA/CREDEQ.

Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Mistério da Saúde indicam que o Brasil experimenta um crescimento no número de problemas relativos à Saúde Mental/Saúde Emocional. De acordo com a OMS, 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão e 18 milhões têm distúrbios ligados à ansiedade.

Fazem parte dessa relação os altos índices de violência (em domicílios, no trânsito ou em escolas), de criminalidade, de suicídios, de alcoolismo, de depressão e de outros sintomas. O que tornar a situação mais preocupante é o preconceito ligado ao tratamento de algum transtorno mental.

Idealizador da campanha (iniciada em 2014), o psicólogo Leonardo Abrahão explica que a opção de janeiro para a mobilização se deve ao fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos. A cor branca foi escolhida para incentivar a pessoa a desenhar novas possibilidades.

Carla Monteiro, do Credeq

Foto: Divulgação

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo