CREDEQ comemora um ano com mais de 114 mil atendimentos

Ao encerrar o evento, Leonardo Vilela enfatizou que o governo estadual investe R$ 2,7 milhões por mês na manutenção da unidade, um valor substancial; que, no entanto, torna-se insignificante se comparado à recuperação de um ser humano. “O governo entende que reabilitar pessoas, estruturar famílias, gerar uma nova possibilidade de vida, não tem preço”. Ele finalizou dizendo não ter dúvidas de que nos próximos anos, o CREDEQ terá o reconhecimento internacional pela alta taxa de reabilitação.

Cerimônia

Durante a cerimônia, a servidora da unidade e musicoterapeuta, Fabrícia Santana, leu uma carta produzida pela mãe de um interno, elogiando o trabalho terapêutico da unidade. A mensagem emocionou a todos.

Foi feita ainda uma apresentação musical, na qual interpretaram canções como “Tente outra vez”, de Raul Seixas. Depois de encerrada a cerimônia, o público foi convidado a conhecer a mostra de trabalhos artísticos que foram produzidos pelos pacientes, durante as oficinas de Terapia Ocupacional.

Regulação de pacientes

A chegada de pacientes ao CREDEQ acontece por intermédio do Complexo de Regulação Estadual, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. É ele que recebe as demandas e materializa o encaminhamento ao CREDEQ. A solicitação da vaga pode ser efetuada por todas as secretarias Municipais da Saúde. Entretanto, em algumas cidades goianas, a requisição é executada pelos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). É importante frisar, que o CREDEQ disponibiliza vagas para consultas de avaliação. Nelas, o paciente é examinado por uma equipe multiprofissional (psiquiatria, psicologia, assistente social e enfermagem).

“Nós percebemos que a voz da sobriedade grita nesse local”. As palavras do padre Éverson de Faria refletem o sentimento dos participantes do culto ecumênico que celebrou o aniversário de um ano do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy). O evento, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28, na sede da unidade, teve a participação do secretário Leonardo Vilela, de representantes da prefeitura de Aparecida de Goiânia, da Igreja Católica, de denominação evangélica e espírita, além de superintendentes da SES-GO.

O secretário Leonardo Vilela enalteceu o trabalho terapêutico do CREDE Q. “Um motivo de grande orgulho para o Estado. Exemplo na recuperação de pessoas para a sociedade”, diz. Em um ano foram atendidos na unidade 383 pacientes e realizados mais de 114 mil atendimentos multidisciplinares, entre atividades de psicologia, enfermagem, assistente social, terapia ocupacional, dentre outras. O CREDEQ é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

A superintendente da unidade, Salete Maria, disse que no CREDEQ o dependente abre o coração para a recuperação e para uma nova vida. “É um momento de esperança para o paciente e toda a sua família. Por isso temos muito compromisso e responsabilidade com o trabalho”, frisa. A unidade possui 96 vagas e dois ambulatórios. As vagas estão distribuídas em: 36 masculinas para adultos, 24 femininas para adultas, 36 infantojuvenis (12 femininas e 24 masculinas).

O representante das denominações evangélicas, pastor Leandro Peixoto, comentou que a dependência química é uma busca desenfreada do ser humano pela felicidade. “Na verdade é na reabilitação que se inicia o caminho para a verdadeira felicidade. O CREDEQ, nesse processo, é fundamental”, disse.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo