Creche Cantinho Feliz promove jogos simbólicos para crianças

Atividades fazem parte de mais uma etapa do Projeto Brincar de Faz de Conta, desta vez como o tema Mundo dos Dinossauros

Crianças brincam no Mundo dos Dinossauros da Creche Cantinho Feliz

A Creche Cantinho Feliz, ligada à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), reuniu mais uma etapa do Projeto Brincar de Faz de Conta, na sexta-feira (19/05), dessa com o tema Mundo dos Dinossauros. As crianças puderam explorar e se divertir em um cenário que incentivou a imaginação de forma lúdica e muito criativa, valorizando o brincar simbólico.

Os jogos simbólicos são importantes para que a criança brinque sem se distanciar da sua realidade, já que boa parte dos assuntos abordados estão presentes no dia a dia. Quando bem guiadas, essas atividades ajudam a desenvolver o pensamento, a imaginação e a inserção social com autonomia e criatividade.

O faz de conta envolve as crianças para que experimentem diferentes papéis ao longo da brincadeira e, com isso, elaborarem o pensamento e utilizem-se linguagens para, enfim, demonstrar as coisas que vivenciam, acreditam e o que gostariam de aprender.

O processo de “fingir”, ou imaginar, é muito importante para o desenvolvimento infantil porque, por meio dele, a criança aprende sobre si mesma, sobre sua relação com as outras pessoas e aprende lições importantes para a sua vida adulta.

Pesquisas demonstram que a participação das crianças em brincadeiras de “mentirinha” traz inúmeros benefícios, como o aumento do uso da linguagem, a capacidade de empatia e a noção de que seu ponto de vista não é o único no mundo.

As brincadeiras de faz de conta são uma das primeiras maneiras pelas quais as crianças aprendem e colocam em prática seus gostos, seus interesses e suas habilidades. 

Além disso, a criança também constrói sua auto-estima quando descobre que pode ser qualquer coisa por meio da sua imaginação. Isso mostra que ela também pode sonhar em se tornar o que quiser em sua vida real.

Fingindo ser outra pessoa ou até animais e seres mágicos, as crianças também experimentam a interpretação de papéis e, automaticamente, têm que fazer o esforço de entender realidades diferentes das suas.

Por meio das brincadeiras as crianças assimilam seus medos e problemas, inclusive de situações cotidianas. Este é o modo da criança explorar experiências confusas e assustadoras. Por meio dessas dramatizações, se tornam mais preparadas para compreender e enfrentar situações reais no futuro.

Brincar de faz de conta coloca as crianças em situações em que elas têm uma variedade de problemas para resolver, elas são estimuladas a utilizar importantes habilidades de resolução de problemas que serão úteis em diferentes situações reais da sua vida.

Falando e argumentando com os outros durante a brincadeira, as crianças aprendem como as palavras são importantes para representar uma história e organizar o jogo. Esse processo a ajuda a fazer conexão entre a linguagem falada e a escrita, habilidade que mais tarde a ajudará a aprender a ler.

Rafaela Noleto dos Santos (texto e foto)/Creche Cantinho Feliz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo