CRE coordena transferência e vaga em UTI para bebê prematuro

Criança nasceu em Maurilândia, com 29 semanas e 800 g, e precisou ser transportada pelo Samu de Rio Verde para maternidade na Vila Nova, em Goiânia

Uma recém-nascida do município de Maurilândia, a 252 km de Goiânia, mobilizou uma rede de profissionais de três cidades para garantir sua transferência na terça-feira, 7, para o Hospital e Maternidade Vila Nova, na capital. A intermediação foi realizada pelo Complexo Regulador Estadual (CRE) e envolveu ainda o Samu de Rio Verde e o Hospital Municipal Milton Amaro do Nascimento, em Maurilândia.

G.H.M. nasceu prematura, com apenas 29 semanas e 800 gramas. Segundo a médica Andressa Sereno, que acompanhou o bebê na manhã desta quarta-feira, 8, a mãe da criança não fez o pré-natal na unidade do município e, logo após o parto, foi diagnosticado o quadro de insuficiência respiratória do bebê. “Ela nasceu antes de o sistema respiratório se desenvolver. A equipe se revezou para fazer o procedimento de ventilação”, relatou Andressa.

O hospital, então, solicitou o apoio do CRE, que coordenou a transferência do bebê. Diretor técnico do Complexo Regular, Genésio Pereira dos Santos, destacou o apoio do Samu de Rio Verde, que auxiliou no transporte da menina assim que o leito foi liberado no Hospital e Maternidade Vila Nova, onde a garotinha permanece em atendimento.

Dandara Lima, do IGPR

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo