Coordenadores de Sesmts debatem saúde e segurança do trabalhador para 2023/24

Evento realizado pela Sesmt Central da SES, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, reúne representantes das unidades de saúde

Ao lado de Fernando Pereira e Kátia Martins, Jaqueline Carrijo fala aos coordenadores de Sesmts

Representantes das unidades de saúde do Governo de Goiás estão reunidos, nesta sexta-feira (31/03), no Encontro de Coordenadores dos Sesmts GO, para alinhamento e planejamento das ações de gestão de saúde e segurança do trabalhador para o biênio 2023/24. O evento é promovido pela Sesmt Central da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a auditoria fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Jaqueline Carrijo, e participação da gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Kátia Martins Soares. 

Em sua palestra, no auditório do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO), Jaqueline Carrijo abordou o alinhamento e o planejamento das ações de gestão nas unidades e em conformidade com o Ministério da Previdência/Secretaria Regional do Trabalho e Emprego. “Isso aqui é uma das nossas ações estratégias de prevenção de acidentes”, destacou, ao se apresentar, destacando a importância da aproximação entre os coordenadores e ela, que é chefe da seção de fiscalização de saúde em Goiás. “Qualquer questão, de agora para frente, vocês vão conversar comigo, e eu vou ajudar vocês”, garantiu.

Coordenador da Sesmt Central, Fernando Pereira destaca a importância do encontro, o primeiro de vários que se seguirão, segundo ele. “Sempre no início do ano, vamos fazer uma avaliação do período anterior e o planejamento das próximas ações, em parceria com a auditoria fiscal Jaqueline Carrijo”, prevê, ao destacar a relevância dos temas apresentados pela auditora fiscal. 

“São muito frequentes e serão apresentados aos coordenadores dos Sesmts, para sua avaliação e busca de soluções”, diz. Entre esses assuntos, ele cita uso de Equipamentos dos Proteção Individual (EPIs), treinamentos, documentação interna, exames médicos. Já os grupos de trabalho vão abordar temas da engenharia clínica, assédios moral e sexual, gestão de contratos e gestão ergonômicas dentro das unidades.

Grande oportunidade
Para Natália Viana, representante do Sesmt da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), o encontro é uma grande oportunidade. “(É importante) para atuarmos de forma mais ampla com os colaboradores, na prevenção de doenças e de prevenção de acidentes”, garante. A exemplo de Natália, coordenadores dos Sesmts de cada uma das unidades estaduais de saúde geridas pela organização social (HDS, Hugol e Crer) em Goiás também participaram do encontro. 

Representantes de unidades particulares também participaram do encontro. É o caso de Érica Lopes Maia, gerente de Recursos Humanos do CDR Medicina Diagnóstica. “Já passei por outras instituições de saúde, e o Sesmt sempre foi um desafio para mim. Sinto muita necessidade de apoio, e o meu maior desafio neste evento é saber melhor como inserir a SES-GO na Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)”, explicou. o Encontro de Coordenadores dos Sesmts GO, iniciadodo às 9 horas, tem encerramento previsto para as 17 horas.

José Carlos Araújo (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo