Conselho Estadual de Saúde elege nova mesa diretora

Nesta terça-feira, 3, foi eleita a nova mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde de Goiás para o quadriênio 2017-2020. Para presidente foi eleito o jornalista e advogado Liorcino Léo Mendes. A mesa é composta ainda pela superintendente da Suvisa, Maria Cecília Martins (eleita vice-presidente), Venerando Lemes (1º Secretário) e Luzineia Vieira dos Santos (2º Secretária). Antes da eleição houve apresentação do balanço da SES no período de 2013-2016.

O Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO) é um órgão colegiado, ou seja, tem diversas representações e as decisões são tomadas em grupo, com o aproveitamento de várias experiências. O CES tem composição paritária e de caráter permanente; delibera propostas e pode ser consultado pela sociedade e é corresponsável pela elaboração e atualização das políticas estaduais de saúde. Também possui a atribuição de fiscalizar e controlar as ações e serviços de saúde de qualquer natureza, bem como os aspectos econômicos, financeiros, recursos humanos e vigilância sanitária nos serviços de saúde do Estado de Goiás.

Quem participa?

O Conselho Estadual de Saúde é formado por representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários do sistema. Segue a seguinte composição: 25% de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% de gestores/prestadores e 50% de usuários. A representação dos usuários é paritária, em relação ao conjunto dos demais segmentos, é diversificada, de modo a permitir que as decisões tenham influência em todos os setores da sociedade. Assim, movimentos sociais, sindicatos e associações apresentam suas necessidades e fazem avaliações sobre a política de saúde desenvolvida pelo Estado de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo