Congresso virtual discute melhorias na assistência farmacêutica

Evento em parceria com a SES-GO contará com palestra inaugural do secretário Ismael Alexandrino e participação de demais gestores da pasta e de outros Estados

Comissão científica do 5º Congresso Goiano de Assistência Farmacêutica e Políticas Públicas de Saúde

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino profere, na próxima quarta-feira (1º/9), palestra de abertura do 5º Congresso Goiano de Assistência Farmacêutica e Políticas Públicas de Saúde, que tem como objetivo nivelar conhecimento com o foco na melhoria da gestão da Assistência Farmacêutica. 

O evento segue até sexta-feira (3/9), em plataforma virtual, com o tema central “O cenário da saúde no Brasil e as novas tecnologias: tratamento, acesso e financiamento”. O público-alvo é formado por gestores e profissionais como farmacêutico, médicos e enfermeiros. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente por meio do site https://congressogoianoaf.com.br/

Alexandrino vai abordar em sua palestra o “Impacto nas gestões com as novas tecnologias de saúde – acesso e financiamento”. O superintendente de Ação Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Sais/SEG-GO), Sandro Rodrigues, também participará desse momento inicial do evento, ao falar sobre “Atenção primária nas políticas de saúde”. 

Vão colaborar ainda com o encontro, além de gestores de saúde de outros Estados, os seguintes profissionais da SES-GO: a superintendente da Escola de Saúde, Viviane Leonel Cassimiro; a gerente da Atenção Secundária, Milena Benfica; e os farmacêuticos Cristiano Noronha Lourenço e Gysella Santana Honório, ligados ao Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac).
        
Educação continuada                                    
Segundo o coordenador-geral do congresso e diretor-geral da Cemac, Roney Pereira Pinto, o objetivo do evento é promover a educação continuada sobre as políticas públicas do setor. “É um momento muito importante para qualificar ações do serviço farmacêutico público. A ideia é discutir sobre as dificuldades, como, por exemplo, os vazios assistências que existem, identificar pontos importantes nesse cenário e, ao mesmo tempo, propor soluções”, ressaltou. 

Roney disse ainda que, durante o congresso, será divulgado o que foi recém-incorporado ao componente especializado, básico e estratégico, da assistência farmacêutica.         

No evento, serão realizadas mesas-redondas e simpósios sobre diversos assuntos, como câncer de próstata e mama, depressão e suicídio, doenças respiratórias – doença pulmonar obstrutiva crônica e asma grave, diabetes e obesidade (veja a programação no site). Ao apoiar o congresso, a SES-GO cumpre um das marcas da atual gestão, que é promover a capacitação técnica para aprimorar as políticas públicas e oferecer um melhor serviço à população.  

O 5º Congresso Goiano de Assistência Farmacêutica e Políticas Públicas é promovido pela R2F Eventos e Capacitação Profissional e conta com apoio de várias instituições, entre as quais a SES-GO, por meio da Cemac Juarez Barbosa, Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás e Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás.                                                     

Thiago Lagares/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo