Congresso reúne gestores e profissionais para atualização e troca de experiências

SES atua como parceira do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde na realização de evento de relevante importância para saúde pública goiana

A capacitação permanente dos profissionais de saúde e o compartilhamento de experiências bem-sucedidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) constituem uma das principais diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Com esse propósito, a pasta, em parceria com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Goiás (Cosems), realiza o 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás. O evento ocorrerá nos dias 6 e 7 de abril, das 8 horas às 18 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na GO-020. 

Considerado um congresso de grande relevância para a saúde pública de Goiás, o evento reúne gestores municipais, técnicos das Secretarias Municipais de Saúde e profissionais da SES-GO lotados no nível central e nas 18 Regionais de Saúde do Estado. 

Na programação, consta o lançamento do Programa de Formação para Organização e Qualificação do Cuidado às Pessoas com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis na Atenção Primária da Saúde, previsto para ser realizado às 9 horas de 6 de abril. O programa será apresentado pelo superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Sandro Rodrigues, doutor em Ciências da Saúde; e pela professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Valéria Pagotto, também doutora em Ciências na Saúde. 

Sandro Rodrigues participa, na sequência, da mesa sobre o tema Financiamento e Indicadores de Qualidade na Atenção Primária: Previne Brasil e Qualifica APS. Na oportunidade, ele vai apresentar o papel da SES-GO na qualificação da atenção primária à saúde no Estado, destacando as estratégias, diretrizes e prioridades estabelecidas para a implementação na Política Nacional de Atenção Básica. 

Entre as principais estratégias e diretrizes estão o financiamento estadual, monitoramento e avaliação dos indicadores de saúde (Previne Brasil, Qualifica APS e outros), apoio institucional aos municípios, capacitação profissional (formação e educação permanente em saúde).

Vigilância em saúde
A mesa também terá como expositores a enfermeira Cristiane Martins Pantaleão, secretária municipal de Saúde de Ivaipor (PR) e vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems); e Patrícia Palmeira de Brito Fleury, secretária municipal de Saúde de Inhumas e membro da diretoria do Conasems. 

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, compõe a mesa Vigilância em Saúde como Ferramenta de Gestão: Integrar as Ações e Qualificar o Cuidado, a realizar-se a partir das 13h30 de 6 de abril. Flúvia vai apresentar o papel da SES-GO na qualificação das ações de vigilância em saúde no Estado, destacando as estratégias, diretrizes e prioridades estabelecidas para a implementação na Política Nacional de Vigilância em Saúde. A superintendente também vai apresentar as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 e as ações previstas para o contingenciamento das arboviroses. 

Na programação do congresso ainda constam a palestra Os Desafios da Gestão Municipal do SUS no Pós-Pandemia, a ser proferida pelo secretário-executivo do Conasems, Mauro Guimarães Junqueira; e a mesa Judicialização da Saúde: Questão de Justiça ou Iniquidade?, a ser apresentado pelo consultor jurídico do Conasems e diretor do Instituto de Direito Aplicado, em Campinas (SP), Tadahiro Tsuboushi. 

O 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás também vai oportunizar aos participantes a apresentação dos trabalhos vencedores na 2ª Mostra Goiana de Experiências Exitosas e Inovadoras no SUS.

Maria José Silva/Comunicação Setorial
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo