Conferências de Saúde da Mulher entram em etapa regional

“O objetivo das conferência de Saúde da Mulher é a formulação de diretrizes para políticas públicas nesta área, efetivando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica a superintendente de Política de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Evanilde Fernandes Costa Gomides.

Conforme está previsto na Constituição Federal de 1988 e nas Leis n° 8.080 de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990, é fundamental que se garanta a saúde da mulher como um direito, por meio da promoção da igualdade social e da cidadania. As conferências de saúde são instrumentos para formatar em processo participativo, realizado anualmente, o diálogo entre os representantes do Estado e da sociedade para oferecer melhor qualidade de atendimento à população assistida pelo SUS.

Os participantes das conferências são indicados pelas organizações representativas de cada segmento tais como usuários do sistema de Saúde (50%), 25% de trabalhadores da saúde e outros 25% por gestores e prestadores de serviços de saúde (público e privado) vinculados ao SUS.

As etapas regionais das Conferências de Saúde da Mulher, que envolvem os conselhos de saúde, gestores, entidades de classe, movimentos sociais e instituições voltadas à saúde da mulher, acontecem nas próximas duas semanas em 18 regiões de Saúde distribuídas em todo o Estado. A abertura dessa etapa regional aconteceu nessa terça-feira, 30 de maio, no auditório da Escola De Saúde Pública Cândido Santiago, em Goiânia (GO) .

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo