Conecta SUS exporta modelo para Tocantins
Técnicos do Estado vizinho estão em Goiânia nesta quinta-feira, 15 de setembro, para conhecer o sistema de informações estratégicas sobre saúde
A Secretaria de Estado da Saúde de Tocantins implantará um sistema semelhante ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS Zilda Arns Neumann – Conecta SUS. O superintendente de Governança de Estratégias e de Integração da SES/TO, Gilnei Coelho Tavares e cinco assessores, farão uma visita técnica ao local nesta quinta-feira, 15 de setembro, para conhecerem o modelo de definição de indicadores, coleta de dados, análise e divulgação de resultados.
Inaugurado em dezembro de 2014, o Conecta SUS é um serviço inédito no país e monitora todas as informações em Saúde do Estado de Goiás e, com isso, subsidia os técnicos na coordenação de atividades, ações e políticas da SES/GO. Estão, entre outras informações, dados sobre pré-natal, parto cesáreo, taxa de mortalidade infantil, boletins epidemiológicos e números da força-tarefa Goiás Contra o Aedes. Salas de notícias e gerenciamento de crises também integram o espaço.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, afirma que o Conecta SUS é um instrumento de planejamento e monitoramento muito eficiente para a gestão. “Hoje já são quase 200 indicadores acompanhados e temos um potencial para expansão”, disse o secretário, destacando resultados positivos do trabalho do Conecta SUS, como na força-tarefa Goiás contra o Aedes, na qual o sistema de georreferenciamento mostra informações precisas e em tempo real das visitas nos imóveis.
Leonardo Vilela defende junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) a criação de centros de informações, em todos os Estados brasileiros. “Cada secretaria de Estado tem sua expertise e à medida que outros conhecem e montam salas como o Conecta SUS podemos trocar nossas experiências”, ressaltou. A Secretaria de Saúde de Tocantins encampou esta sugestão e veio reunir-se com os técnicos do Centro.
Desde a sua inauguração, o Conecta SUS recebeu comitivas de 20 estados brasileiros. Entre os visitantes, os governadores do Distrito Federal, dos Estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Alagoas, Maranhão, Espírito Santo, Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco Tocantins, Rio Grande do Norte, Pará e Amapá.