Conecta SUS comemora dois anos de funcionamento

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann será referência para a estruturação de um centro nacional.

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann – Conecta SUS comemora dois anos, nesse sábado, 03 de dezembro. A data foi festejada, com uma confraternização, com a participação do secretário da Saúde, Leonardo Vilela, dos superintendentes da SES-GO e de funcionários do Conecta SUS, nessa sexta-feira, 02 de dezembro.

Em dois anos, o Centro de Informações da SES ampliou seu trabalho e ganhou visibilidade nacional. Nesse ano, o ambiente tecnológico já recebeu a visita do ministro da Saúde Ricardo Barros, do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário Osmar Terra, e da advogada-geral da União, Grace Mendonça. Osmar Terra pretende ter como referência o Conecta SUS para implantar um centro nacional de monitoramento de dados para o programa “Criança Feliz”, voltado para o fortalecimento de políticas públicas para a primeira infância.

Também vieram ao espaço, representantes do Governo do Canadá – país que é referência na oferta de saúde pública –, que ficaram impressionados com trabalho desenvolvido no ambiente tecnológico e estabeleceram parceria para replicar a experiência. A visita foi resultado da missão de Goiás, ao Canadá, realizada pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário Leonardo Vilela, em setembro.

Entre 2015 e 2016, o Conecta SUS recebeu visitas de 21 comitivas de autoridades de 17 estados da Federação e do Distrito Federal, entre eles governadores e secretários da saúde. Além disso, constantemente o espaço recebe a visita de representantes tanto de instituições ligadas à saúde, universidades ou outras áreas.

Muitos gestores e profissionais que conheceram o funcionamento do Centro de Informações da SES-GO decidiram montar salas de monitoramento de informações em saúde, tendo o Conecta SUS como modelo. É o caso de estados como São Paulo e Tocantins, que estão em processo avançado para criação dos seus próprios centros de informações.

O secretário Leonardo Vilela pontua que não consegue mais imaginar a gestão da Saúde no Estado sem contar com as ferramentas de monitoramento e análise de indicadores de saúde. “Eu não consigo conceber saúde pública sem dados, sem estatística, sem conhecimento de indicadores, sem instrumentos em que eu possa avaliar a cada momento se os planos, se as estratégias em Saúde estão dando certo ou não. O Conecta SUS permite tudo isso”, ressalta o secretário da Saúde.

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde monitora, atualmente, mais de 180 indicadores de saúde. “No Conecta, nós usamos a tecnologia com a missão de compilar dados, disponibilizá-los de forma correta, consolidada e íntegra para permitir uma tomada de decisão baseada em fatos e em dados reais”, ressalta o coordenador-geral do Conecta SUS, Jean Pierre Pereira. Todas as informações estão disponíveis tanto para gestores e técnicos, quanto para a população em geral, no site www.conectasus.go.gov.br.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo