Comunidades Terapêuticas são avaliadas pelo GEED e Senad

Quatro comunidades terapêuticas conveniadas com o Governo do Estado por meio do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED) receberam durante dois dias nesta semana visitas técnicas de representantes da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad/Ministério da Justiça).

Quatro comunidades terapêuticas conveniadas com o Governo do Estado por meio do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED) receberam durante dois dias nesta semana visitas técnicas de representantes da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad/Ministério da Justiça). O motivo foi acompanhar os ajustes firmados com a União e o Estado.

Durante as visitas foram avaliados os serviços ofertados aos dependentes químicos acolhidos nos estabelecimentos observando-se, entre outras, as condições sanitárias, o programa de acolhimento, o tratamento às pessoas acolhidas, o andamento e resultados práticos junto ao público alvo. A gerente técnica operacional do GEED, Meire Incarnação, explicou que essa fiscalização visa melhoria da oferta de serviços de acolhimento em comunidades terapêutica, e neste momento, em face da troca de gestores na Senad.

Compuseram a equipe a assessora administrativa Luciana Carvalho Cruz e a assistente técnico administrativa Eurídice Silva Branquinho, ambas da Diretoria de Planejamento e Avaliação das Políticas sobre Drogas/Senad. De um modo geral, “elas gostaram do que viram”, explicou Meire.

CURSOS E RESULTADOS

Meire Incarnação disse que os internos em Comunidades Terapêuticas (CTs) têm conseguido maior permanência de tempo na unidade. E considerou que isso se deve boa parte “aos resultados dos treinamentos e cursos ofertados pelo GEED aos técnicos e gerentes das CTs, cuja qualificação profissional vem sendo ampliada na busca de profissionalização e observância das legislação”. Desta vez foram visitadas as CTs: Obras Sociais da Diocese de Jataí, sediada em Santa Helena de Goiás; a Associação Rubiatabense de Recuperação de Dependência Química, em Rubiataba; Desafio Jovem Restauração Shalom, e Ministério Filantrópico Terra Fértil – Unidade Masculina, estas duas últimas sediadas em Goiânia.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo