Comitiva do “Hospital de Amor” de Barretos conhece unidades goianas de Saúde

Em dois dias, equipe visitou cinco hospitais que são referência no atendimento público de saúde em Goiás

O governador Ronaldo Caiado e o secretário Ismael Alexandrino visitaram na terça-feira, 29, o Hospital Materno Infantil e a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. A atividade foi acompanhada de uma equipe do Hospital de Amor, antigo Hospital de Câncer de Barretos. No fim do dia Alexandrino e a comitiva também estiveram no Hospital Araújo Jorge. Já nesta quarta-feira, 30, o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e a equipe do Hospital paulista visitaram o Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) e o Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO).

A agenda faz parte de uma série de atividades com os profissionais do Hospital do interior paulista. Pela manhã, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o presidente do Hospital, Henrique Prata, apresentou aos gestores goianos os serviços ofertados pela unidade de Saúde, referência nacional no tratamento de câncer.

Ao lado de Henrique Prata, o governador e o secretário de Saúde visitaram as instalações do Hospital Materno Infantil (unidade que integra a rede hospitalar do Estado) e a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Ismael Alexandrino e Henrique Prata também conheceram o Hospital Araújo Jorge, referência regional no tratamento oncológico. A comitiva de Barretos teve acesso a estrutura e aos serviços de saúde ofertados pelos hospitais e conversaram com os seus diretores e pacientes.

“Entendemos que a Saúde é feita de forma integrada. A gestão do Hospital de Amor é qualificada porque faz a Atenção Primária, Secundária e Terciária de maneira articulada. É a mesma visão que temos de Saúde Pública”, disse Ismael. O secretário lembrou ainda que para a integração existir é preciso uma regulação organizada, com uma gestão macro, e não fragmentada. “Assim vamos atender o paciente nas suas necessidades: município fazendo seu papel na Atenção Primária, e a Atenção Secundária e Terciária sendo desenvolvida pelo Estado, sem disputa de poder, com o foco na população”.

Perguntado sobre o que foi destaque no encontro com os profissionais do Antigo Hospital de Câncer de Barretos, Ismael disse que é preciso investir em prevenção. “Ficou claro que o investimento, sobretudo no tratamento do câncer, deve ter um olhar também na prevenção. É o menos oneroso e o mais resolutivo. Certamente as nossas equipes técnicas vão manter o diálogo com os profissionais deste Hospital, para que possamos estruturar um plano de expansão na prevenção e, oportunamente, no tratamento”, afirmou.

Segundo o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, a atual gestão do Estado, e da área de Saúde, tem um comprometimento com o atendimento hospitalar humanizado, coerente com as expectativas da população. “O governador e o secretário Ismael são pessoas humanistas, que desejam fazer o bem. Percebi que a gestão tem tudo para ser moderna e dinâmica”, frisou. Prata também enfatizou que quer colaborar com a atual governo. “Vim trazer minhas experiências para ‘atalhar’ os obstáculos que existem e mostrar alguns caminhos para fazer uma Saúde Pública de maneira eficiente e com qualidade”, concluiu.

No HGG, o secretário Ismael Alexandrino citou que trabalhou na unidade no ano de 2008, época em que a estrutura era precária. “Foi uma grata surpresa voltar ao Hospital, que está bastante organizado e que tem foco na humanização. O HGG é uma unidade estratégica para a gestão e, por isso, precisamos fomentar cada vez a gestão”, destacou.

 

 

Thiago Lagares, da Comunicação Setorial

Fotos: Erus Jhenner

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo