Comitiva do Estado de Rondônia visita Hugo e se surpreende positivamente com unidade

Secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, ressaltou administração estratégica e aplicabilidade dos recursos para garantia do modelo de assistência exemplar

Uma comitiva representando o governo do Estado de Rondônia visitou, nesta segunda-feira (05/03), o Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), da SES/GO – Governo de Goiás e surpreendeu-se positivamente com os resultados da administração implementada pelo Instituto Gerir, organização social selecionada pelo Governo de Goiás há seis anos para estar à frente da unidade. “Vi uma gestão de resultados, onde a importância maior é o custo-benefício para a qualidade da assistência para o paciente. Notamos medidas inovadoras, contratos que visam trazer a economicidade e maior eficiência, garantindo a forma como o doente é melhor atendido com rapidez”, avaliou o secretário de Estado da Saúde de Rondônia(SESAU/RO), Williames Pimentel de Oliveira (PMDB).

O titular da SESAU/RO esteve no Hugo no final da manhã e início da tarde de hoje, acompanhado do procurador do Estado, Glauber Luciano Costa Gahyva; do conselheiro do Tribunal de Contas, Wilber Carlos dos Santos Coimbra, do conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Estado, Omar Pires Dias; auditor de Controle Externo, Raimundo Paulo Dias Barros Vieira; técnico de Controle Externo, Luiz Francisco Gonçalves Rodrigues e da coordenadora técnica da pasta, Renata de Oliveira Santos. A comitiva percorreu o hospital juntamente com representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO) e das diretorias do Hugo e do Instituto Gerir.

Ao longo da visita, foi apresentado à comitiva o modelo de gestão desenvolvido na unidade de saúde pelo Instituto Gerir, desde maio de 2012, e as principais melhorias obtidas por meio da administração da gestão compartilhada entre o Governo do Estado de Goiás e a organização social (OS). O superintendente de Relações Institucionais da OS, David Correia, apresentou os principais avanços alcançados no Hugo e a economia de recursos gerados, aplicados em obras que garantiram a ampliação da quantidade de leitos e aumento do número de atendimentos. Os gestores conheceram os pontos estratégicos de serviços do Hugo, como: Central de Hotelaria, Emergência, leitos de Enfermaria e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Este modelo exitoso, que já é exemplo para o País, fez com que nós, de Rondônia, estivéssemos aqui para aprender e discutir a implementação desta experiência em nosso Estado. Medidas como esta, adotada por Goiás, elevam cada vez mais a gestão para resultados satisfatórios, em que a economia dos recursos é destinada para ampliação de serviços destinado ao cidadão. Só tenho a parabenizar o governo goiano e o Instituto Gerir. A população goianiense e de outros Estados recebe uma assistência de qualidade. É visível nos olhos do paciente do Hugo o quanto ele se sente bem cuidado”, destacou o secretário estadual de Saúde de Rondônia.

Números da gestão

À frente do Hugo há quase seis anos, o Instituto Gerir implantou uma série de melhorias na unidade. O hospital, que dispõe atualmente de 407 leitos, vive hoje uma nova realidade. Abastecido com insumos necessários e dispondo de corpo clínico altamente capacitado e infraestrutura moderna, o Hugo está habilitado para exercer com qualidade e segurança sua vocação: a assistência aos casos de média e alta complexidade. Desde maio de 2012, mais de 345 mil pacientes passaram pela unidade, sendo 85 mil apenas na Emergência. Isso significa que, a cada mês, quase 6 mil vidas foram salvas. O número de cirurgias (60.190) também impressiona, assim como a redução para menos da metade dos episódios de infecção relacionada à assistência a saúde. A busca por melhorias é uma constante e fez com que as diretorias da organização social e do hospital traçassem um novo objetivo: conquistar a Acreditação Nível 1 da ONA. A meta foi alcançada em novembro de 2016.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo