Comissão de Ética de Enfermagem toma posse no Heja

Grupo pioneiro na unidade da SES-GO foi selecionado em votação, de acordo com edital encaminhado ao Coren-GO, e atuará por três anos

A primeira Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (CEE/Heja), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tomou posse na manhã de sexta-feira, 26, no auditório da unidade. Com um período de atividade de três anos, a comissão é composta por profissionais de enfermagem, auxiliares, técnicos ou enfermeiros. Os membros são selecionados em votação, de acordo com edital encaminhado ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Os novos membros eleitos foram as enfermeiras Sara Lopes Ferreira, Heliana Alves dos Santos, Taciane Aguida Gonçalves e os enfermeiros Leandro Moreira Carvalho e Bruno dos Santos Dias. Bruno também será o presidente do grupo. A comissão atuará no triêno de 2019 a 2021. Segundo Maria Cordeiro de Souza, conselheira suplente da gestão do Coren no período de 2018/2020, os profissionais deverão “verificar quais as condições de assistência de enfermagem que estão sendo prestadas aos pacientes da unidade”.

Segundo a resolução Cofens 5.903, de 2017, as Comissões de Ética de Enfermagem nas unidades hospitalares tem como principal atividade educação, orientação e consulta em relação as atribuições dos profissionais de enfermagem. “Uma comissão de ética garante maior qualidade de assistência de enfermagem prestada ao paciente, além de uma maior proteção aos profissionais de enfermagem que trabalham nessas instituições”, reforçou Maria Cordeiro.

Na solenidade de posse, a conselheira parabenizou os integrantes da comissão e destacou a importância do trabalho educativo a ser realizado junto aos demais profissionais de enfermagem do Heja. “As comissões devem acolher e orientar os profissionais, de forma a evitar que as infrações éticas ocorram”, resumiu.

Trabalho em equipe

Para Bruno Santos Dias, enfermeiro do Heja e eleito presidente da Comissão de Ética, o objetivo é trabalhar junto com a equipe de enfermagem. “Garantir a segurança da equipe, onde trabalharemos juntos para fazer valer o Código de Ética, garantindo que o nosso trabalho seja desenvolvido com segurança e em prol da qualidade da enfermagem”, afirmou.

Bruno aproveitou a oportunidade para agradecer e ressaltar o trabalho da coordenadora de enfermagem da unidade, Eliete Martins de Azevedo Godoi. “Somos gratos à Eliete. Ela é a responsável por fazer isso tudo acontecer, em fortalecer o sonho pessoal e da Unidade”, finalizou.

Brunno Sarques, do IBGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo