Comissão de Ética de Enfermagem do Ceap-Sol toma posse

A posse da comissão de ética representa uma conquista importante para os profissionais de enfermagem e para os pacientes da unidade

Equipe da Câmara de Instrumentalização das Comissões de Ética de Enfermagem durante cerimônia de posse no Ceap-Sol

Na tarde da última quinta-feira (10), tomaram posse os membros da Comissão de Ética em Enfermagem do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), uma unidade do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A criação da comissão fortalece a instituição, valorizando os profissionais de enfermagem e fortalecendo o respeito e a ética, garantindo um atendimento seguro e de qualidade para os pacientes.

A cerimônia de posse foi conduzida pela equipe da Câmara de Instrumentalização das Comissões de Ética de Enfermagem nas instituições de Saúde, do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO). Estiveram presentes na cerimônia, o diretor-executivo do Ceap-Sol, Antônio Jorge de Almeida Maciel; a diretora técnica, Thais Safatle; o gerente administrativo, Jessé Chineles; a coordenadora operacional, Bruna Karlla Paulino; e, a coordenadora de enfermagem, Sara Coelho Avelino.

Representando a Câmara Técnica de Instrumentalização, estiveram presentes as enfermeiras Cíntia Daniele Santos Parreira, Amanda Christina Sousa Gonçalves, Cristina Galdino de Alencar e Cristiane Divina de Sousa, que empossaram a Comissão de Ética do Ceap-Sol composta por Lêticia Souza Santos (enfermeira), Daniella Batista dos Anjos Coelho (enfermeira), Josélia Alves Maciel (enfermeira), Clênia Ribeiro de Faria (enfermeira), Eliane Maria da Conceição (técnica de enfermagem) e Valdiva Santos da Silva (técnica de enfermagem).

A enfermeira Cristina Galdino de Alencar explica que a comissão tem função educativa e reflexiva, para prevenir infrações éticas. “Os componentes da comissão de ética precisam conhecer todas as normas, resoluções e legislações da área de enfermagem para que a atuação seja positiva. E ter um comportamento ético é essencial para tratar a individualidade, de forma humanizada. Não basta ser um profissional que busque constantes atualizações, é preciso ser uma pessoa ética e respeitosa”, reforça.

A coordenadora de enfermagem, Sara Coelho Avelino, destaca que a comissão promoverá inúmeros ganhos para a unidade, fortalecendo a atuação da enfermagem. De modo complementar, o diretor-executivo, Antônio Jorge de Almeida Maciel, destacou que a posse da comissão de ética de enfermagem é uma conquista importante para a unidade e que demonstra o compromisso com uma gestão eficaz e focada na promoção de uma assistência segura e em uma experiência positiva para cada paciente atendido.

O período de mandato da atual Comissão de Ética de Enfermagem do Ceap-Sol será de 10 de agosto de 2023 a 10 de agosto de 2026.

Aline Santos (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo