Comissão de Altas do HEF estende cuidados para além do hospital

Unidade do Governo de Goiás no Entorno do Distrito Federal, Hospital Estadual de Formosa proporcioina melhorias no processo de internação e planejamento do dia da alta do paciente

Integrantes da Comissão de Altas da unidade do Governo de Goiás no município  do DF

Visando ampliar e aperfeiçoar ainda mais o cuidado e a assistência aos pacientes, existe no Hospital Estadual de Formosa (HEF) a Comissão de Altas, que traz melhorias no processo de internação e no planejamento do dia da alta.  Composta por profissionais multidisciplinares da unidade do Governo de Goiás, a equipe realiza visitas diárias aos leitos dos pacientes, contando com a participação dos setores de Núcleo Interno de Regulação (NIR), administração, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, serviço social, fonoaudiologia e psicologia.

O principal objetivo da Comissão de Altas é assegurar que todos os pacientes sejam ouvidos a respeito do seu processo de internação e reforçar o atendimento humanizado que o hospital oferece à população. A iniciativa proporciona um espaço de discussão entre os profissionais envolvidos sobre os motivos da permanência hospitalar e as necessidades dos pacientes para programação das altas.

"A Comissão de Altas tem a proposta de uma comunicação mais efetiva, em que conseguimos resolver ali, beira leito, as questões do paciente e orientar os familiares em relação às dúvidas, aos procedimentos e ao encaminhamento pós-alta hospitalar", explica Adriana Deivid, coordenadora da equipe multidisciplinar do HEF, gerido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed).

Experiência humanizada
Durante a visita diária da comissão, todas as pendências e necessidades identificadas são encaminhadas para um responsável, que se encarregará de averiguar e tomar as devidas providências, por meio de uma sistematização do processo.

“Na visita beira-leito, nós temos a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre medicações, exames, acompanhamento ambulatorial e consultas com algumas especialidades, sempre direcionando o paciente a seu município de origem. Eles ficam apreensivos sobre o transporte, então fazemos também essa ponte, esse contato com os municípios de cada paciente para encaminhamento da programação da sua alta médica e hospitalar”, ressalta Giliarde Barbosa, assistente social do HEF.

A Comissão de Altas do hospital tem demonstrado seus benefícios, com altas programadas e planejadas previamente, proporcionando uma experiência mais humanizada e segura para os pacientes. Essa iniciativa também tem contribuído para identificar e solucionar potenciais obstáculos que poderiam prolongar a permanência hospitalar, como a necessidade de exames complementares ou a solicitação de materiais específicos.

Para Priscilla Gontijo, coordenadora do NIR, um dos principais benefícios da comissão é o aperfeiçoamento da alta do paciente. “Nas visitas, percebemos que muitos pacientes estão com uma internação prolongada por motivos que podem ser facilmente resolvidos, como a espera de um exame, a solicitação de algum parecer, entre outros. Quando identificamos isso, conseguimos, como equipe, agilizar os processos para que o paciente tenha uma alta bem-sucedida.”

Janaína Santos, gerente de projetos do Imed e de enfermagem interina do HEF, aponta que os resultados obtidos desde o início da comissão têm sido extremamente satisfatórios. “Além de uma comunicação aprimorada entre a equipe de saúde, o vínculo profissional-paciente também se fortaleceu. Essa maior proximidade tem permitido a programação e o planejamento antecipado das altas, otimizando questões burocráticas e contribuindo para reduzir o tempo de internação e melhorar o giro de leitos do hospital”, afirma a gerente.

A equipe da Comissão de Altas está empenhada em aprimorar constantemente esse processo, buscando sempre a melhoria contínua do cuidado ao paciente e a melhor aplicação dos recursos disponíveis. Essa iniciativa reforça o compromisso do Hospital Estadual de Formosa em oferecer uma assistência de qualidade, promovendo a saúde e o bem-estar de toda a comunidade atendida.

Fernanda Bueno (texto) e Braz da Silva (foto)/Imed

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