Com fachada iluminada, Hutrin destaca ações pelo Outubro Rosa

Unidade do Governo de Goiás em Trindade busca conscientizar pacientes e colaboradores sobre a importância da prevenção contra câncer de mama

Com fachada iluminada na cor rosa, Hutrin destaca ações de conscientização sobre o câncer de mama

Para retribuir o cuidado de suas colaboradoras com as pessoas que frequentam a unidade e conscientizar essas profissionais sobre a importância da identificação precoce dos sinais do câncer de mama, o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) realiza uma série de ações da campanha Outubro Rosa, celebrada mundialmente desde o início da década de 90.

A iniciativa se estende a pacientes, familiares e visitantes. “Temos um compromisso com nossos pacientes e profissionais, e é nossa função alertá-los sobre temas importantes, como a prevenção do câncer de mama”, diz Getro de Oliveira Pádua, diretor do Hutrin, onde a maioria dos colaboradores são mulheres. 

A unidade do Governo de Goiás conta com mais de 140 profissionais, nas áreas administrativa, técnica e clínica. Em todas as funções, elas se intercalam entre os turnos para atender a população de Trindade e região 24 horas por dia, sete dias na semana.

O hospital desenvolveu uma arte ilustrada e explicativa sobre o Outubro Rosa para ser compartilhada em aplicativos de mensagens. A ação possibilita uma disseminação mais abrangente das informações, pois as profissionais podem enviar o material para amigos, familiares e pacientes.

Autoexame
A peça mostra os principais sinais da doença e faz um alerta para que a mulher conheça o próprio corpo, realizando o autoexame com frequência. O toque pode auxiliar na identificação de nódulos ou anomalias nas mamas de forma precoce.

O hospital também iluminou a fachada de rosa, criou um ‘card’ exclusivo para as redes sociais e produziu cartazes informativos que serão distribuídos na recepção para que pacientes e visitantes possam se informar.

Há outras ações previstas para outubro, entre elas, uma edição especial do projeto Amor Cantado – Acolhimento Musical, que leva música aos pacientes, todas às quartas-feiras. No dia 14, a ‘live’ prestará homenagem às mulheres que lutam ou já lutaram contra o câncer de mama e ainda alertará toda a audiência sobre a importância dos exames e da prevenção precoce.

Camila Braunas (texto e foto)/Imed

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo