Profissionais do HEMNSL passam por capacitação para uso de extintores de incêndios

Qualficação promovida pelo Sesmt da unidade do Governo de Goías envolve 30 colaboradores, que vão estar preparados para prevenir e responder a eventuais emergências

Observado por colegadas da unidade, assistente social Tammy Lopes manuseia extintor de CO²

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu, na quarta-feira (18/10), um treinamento para 30 colaboradores sobre proteção contra incêndio, conforme especifica a Norma Regulamentadora NR-23.
 
A norma estabelece medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho e instruções de proteção contra incêndio, desde orientações para evacuação rápida dos funcionários em serviços, equipamentos adequados para combater o fogo no início até informações sobre o treinamento de pessoal para o uso correto dos equipamentos.
 
O treinamento, teórico e prático, foi realizado pelos técnicos de segurança do trabalho Sônia Lima Teixeira e Cleudesio Mamedio. Na parte teórica, realizada no auditório da unidade, foi explicada a importância de identificar as distintas classes de fogo A, B, C, D, para poder utilizar o tipo correto de extintor, se de água pressurizada, PQS ou CO², existentes na maternidade. Os colaboradores também foram convidados a andar pela unidade e saber os tipos de extintores presentes na edificação.
 
Já na parte prática, no lado externo da unidade, os participantes utilizam os vários tipos de extintores e sentiram o peso de cada um. A assistente social Tammy Lopes participou da capacitação. “Achei muito importante saber como devemos agir em caso de incêndio. Não tinha noção dos tipos de extintores e nem como usá-los. Foi muito bom obter esses conhecimentos”, avaliou Tammy.
 
“É fundamental aprendermos a agir de forma correta, caso aconteça um princípio de incêndio  A equipe do Sesmt está de parabéns em nos capacitar, pois assim saberemos como nos comportar em situações de risco”, afirmou a enfermeira Paula Motta.
 
Segundo o instrutor Cleudesio Mamedio, a intenção foi de preparar a equipe para agir de forma rápida e precisa caso ocorra alguma eventualidade. “O treinamento visou a preparação da equipe para responder às emergências envolvendo fogo, início de incêndio, informá-los sobre como agir e garantir a segurança de todos”, afirmou.

“Em momentos de pânico, às vezes, as pessoas ficam sem ação. Mesmo sendo um treinamento rápido, procuramos mostrar o principal, possibilitando uma atuação mais segura, que salva vidas”, destacou a instrutora Sônia Lima.

Marilane Correntino (foto e texto)/IGH
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo