Colaboradores do HEMNSL recebem capacitação para brigadista

Treinamento realizado com cerca de 40 colaboradores tem como objetivo a formação da primeira Brigada de Incêndio da unidade da SES-GO em Goiânia

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), promoveu nessa terça-feira, 28, treinamento aos colaboradores visando à formação de sua primeira Brigada de Incêndio da unidade, que faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Aproximadamente 40 profissionais de diversos setores participaram, de forma voluntária, da capacitação, que contou com aulas teóricas e práticas de combate a incêndio e primeiros socorros. O treinamento segue até sexta-feira, 31, com objetiva de preparar os servidores a atuarem na prevenção e no combate a princípios de incêndios.

O bombeiro civil Lucas Alcântara ministrou o curso de prevenção e combate a incêndio. Pela manhã, na parte teórica, ele falou sobre a importância da prevenção, explicou as causas de incêndio, como falha na rede elétrica, estocagem de material inadequado, acidentes de trabalho, vazamento de gás, brincadeira de crianças fogos de artifícios, balões, ações criminosas, causas naturais, etc.

Abordou também as classificações dos combustíveis; pontos de temperaturas críticas; formas de propagação de incêndio; classes de incêndio; cuidados gerais com extintores; como usar hidrantes, bem como utilizar os equipamentos de combate a incêndios de maneira correta. No período da tarde, houve a parte prática.

Primeiros socorros

Já o curso sobre primeiros socorros foi ministrado pela enfermeira da unidade Evani Cardoso Teles. Na oportunidade, além da teoria, os colaboradores puderam participar, na prática, da aula sobre como massagem cardíaca ou imobilização de pessoa acidentada.

Para a fisioterapeuta Ingridy Paula de M. Garcia, o treinamento foi muito importante. “Pude aprender muito. Com as informações adquiridas, poderei prestar socorro não somente no hospital como em outros lugares e situações, onde poderei salvar vidas”.

O coordenador de almoxarifado, Renan Arruda também aprovou a iniciativa. “Foi muito proveitoso. Os ensinamentos obtidos aqui podem ser usados não somente profissionalmente, mas na vida pessoal. Seria bom que todos participassem”, afirmou.

Da mesma forma pensa a técnica de segurança do trabalho do HEMNSL, Anelu Rodrigues Ferreira. “Eles (participantes) saem preparados para atuar em alguma situação de risco, tanto em casos de incêndio como auxiliando nos primeiros socorros até a chegada dos bombeiros”, esclareceu.

Marilane Correntino, do IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo