Colaboradoras do Hugol relatam experiências no Outubro Rosa

Unidade do Governo de Goiás também realiza ações de conscientização sobre o câncer de mama às mais de mil mulheres que integram seus quadros

Ações do Hugol incluem entrega de brindes e folders educativos para as colaboradoras

No mês de prevenção ao câncer de mama, Outubro Rosa, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) ouviu de suas colaboradoras depoimentos relacionados ao tema e preparou ações de conscientização e saúde voltadas para as mais de mil mulheres que atuam na unidade do Governo de Goiás.

“Eu não fazia o autoexame mensalmente, mas tive a sorte de descobrir o nódulo através de um exame de ultrassom. Percebi o quanto um diagnóstico precoce aumenta a chance de cura, pois o câncer é uma doença silenciosa e que chega sem aviso, por isso, a prevenção é o melhor remédio”, relatou a agente administrativa do hospital, Benvinda Santos.

A enfermeira Thaís Alves descobriu neste ano alguns nódulos por meio do autoexame e conseguiu se tratar de forma que a doença não evoluísse. “Faço o autoexame desde minha adolescência e acredito que esse é um tema que deveria ser divulgado o ano inteiro. Vejo que esse tipo de campanha influencia de forma muito positiva, especialmente as gerações mais novas, que já começam a fazer o exame desde cedo”, explicou Thaís.

Apesar de o atendimento no Hugol não ser voltado para o tratamento do câncer, o hospital conta com um alto número de colaboradoras e, de acordo com Solange Bessa, supervisora de Governança e responsável pela campanha na unidade, falar sobre o autoexame tem o objetivo de quebrar tabus.

“Buscamos conscientizar os nossos colaboradores acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, incentivando, cada vez mais, não só as mulheres, mas também os homens a cuidar da sua saúde em geral, transformando todos em multiplicadores do conhecimento”, afirmou.

A programação preparada pelo hospital inclui a iluminação da fachada na cor rosa, em alusão à campanha; uma decoração temática e a entrega de fitilhos rosa (símbolo da campanha), brindes e folders educativos para os colaboradores.

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (foto)/Agir

 

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo