Cirurgiã-dentista do Hugo vai apresentar trabalho científico na Inglaterra

Residente de cirurgia e trauma bucomaxilofacial da unidade do Governo de Goiás, Thamyruz Simões trabalha com prótese facial em impressão 3D e se inspira em cientistas goianos

Cirurgiã-dentista Thamyruz Simões com peça impressa em 3D utilizada em suas pesquisas 

A cirurgiã-dentista Thamyryz Simões, residente de cirurgia e trauma bucomaxilofacial no Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), vai mostrar seu trabalho no Hospital Queen Elizabeth, na cidade de Birmingham, Inglaterra. “Vou mostrar o que fazemos aqui e aprender novas técnicas e terapias lá, que é uma unidade de saúde de primeiro mundo e onde se faz ciência em profusão”, explica.

O convite surgiu depois que ela participou de grupos de cientistas da área de cirurgia e trauma bucomaxilofacial e recebeu o convite para o intercâmbio. Thamyryz faz parte do programa de residência Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) do Hugo e desenvolve trabalhos de reconstrução facial com impressora 3D.

O chefe do serviço de bucomaxilofacial, Euclides Barboza de Oliveira, conseguiu as peças impressas em 3D para Thamyryz desenvolver suas pesquisas. “Conseguimos moldar peças em material compatível com organismos humanos que não oferecem riscos de rejeição e implantar em faces danificadas por traumas. Isso desenvolve normalidade às vidas dos pacientes e restitui a autoestima”, comenta.

O trabalho desenvolvido por Thamyryz e equipe permitiu que pacientes que sequer conseguiam abrir a boca para se alimentar hoje comem com desenvoltura e falam normalmente.  "Assistimos a alguns milagres que os pacientes são beneficiados e isso é uma grande conquista para o Hugo e para a comunidade assistida”.

A cirurgiã lembra que um programa de intercâmbio assim é importante para o Hugo como hospital-escola, porque retrata a excelência profissional dos especialistas formados na unidade do Governo de Goiás. 

“Hospitais que enviam residentes para estágios internacionais demonstram compromisso com a formação de seus profissionais e a busca pela excelência. Isso aumenta a reputação da instituição e atrai candidatos de alta qualidade para programas de residência”, afirma.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/Instituto CEM

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo