Cies promove segunda roda de conversa na Escola de Saúde de Goiás

Com o tema Panorama da Cies no Brasil e no Estado de Goiás: Desafios e Perspectivas, encontro promove intensa troca de experiências entre integrantes de Cies de todo o País

Representantes de Cies e demais instuições reunidos no auditório da Escola de Saúde de Goiás

A Superintendência da Escola de Saúde de Goiás sediou, nesta terça-feira (31/10), a segunda roda de conversa da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço (Cies) estadual. O evento foi realizado no auditório e contou com a presença da presidente da Cies estadual, Júlia Beatriz Dani Rinaldi; do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Walter da Silva Monteiro; da representante do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO), Carla Guimarães Alves; e da superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Rafaela Veronezzi.

Com a temática Panorama da Cies no Brasil e no Estado de Goiás: Desafios e Perspectivas, o encontro promoveu intensa troca de experiências entre os membros de Cies de todo o País. Sílvia Aparecida Tomaz representou a Cies do Mato Grosso e participou virtualmente. Maria Ângela Leite Chaves foi a representante oficial do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e também participou por vidioconferência.

Na esfera estadual, muitos agentes promotores da educação permanente em saúde marcaram presença no evento, entre eles Eugênio Lúcio Vieira (Cies Central), Iolanda Valéria Cota Araújo e Letícia de Jesus Purcino (Cies São Patrício 2), Cláudio Silva Campos (Cies Pireneus), Maria Celina Pereira de Carvalho (Cies Centro-Sul), Cinthia Manso Sales (Cies Serra da Mesa), e Júlia Beatriz Dani Rinaldi (Cies Sudoeste I).

Para a coordendora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Planaltina de Goiás, Valda Dias de Sousa, o encontro foi muito produtivo. “É muito bom trocar experiências e ouvir outras pessoas que atuam na nossa área falando sobre os desafios e as perspectivas no seu município. A gente volta com outra cabeça, mais aberta e com ideias novas.”

A conselheira estadual de Saúde, Rosália Matos (Goiânia) acredita que o evento foi uma grande oportunidade de conscientizar os presentes sobre o importante papel da Cies no Sistema Único de Saúde (SUS). “Aqui estão sendo discutidos temas muito fortes e que deveriam ser mais divulgados”, ressalta.

A Cies foi instituída pelo Ministério da Saúde em 20 de agosto de 2007, e são instâncias intersentoriais e interinstitucionais que participam da formulação, condução e desenvolvimento da política de educação permanente em saúde.

Gabriela Dutra (texto e foto)/Superintendência da Escola de Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo