Ciclo de palestras da IHAC é encerrado na MNSL

A pediatra Almerita Rizério Borges ministrou aula sobre os 10 passos para o aleitamento materno, em que explanou detalhadamente aos presentes cada etapa que uma unidade de saúde deve seguir para ser um hospital amigo da criança e, consequentemente, ter sucesso no aleitamento materno. “Não tem nada melhor que o leite materno. Temos que nos abster dos mitos existentes ao redor do aleitamento materno e focar apenas na saúde e no bem estar do nosso recém-nascido. Isso é bonito e precisamos manter o costume da amamentação, que está diminuindo cada vez mais” alertou.

 Em seguida, a coordenadora de Psicologia da MNSL, Viviane Ferro, fez uma abordagem dinâmica sobre Habilidades de Comunicação, com apresentação de vídeos e dicas de como o profissional deve fazer para desenvolver um diálogo aberto e informativo com a mãe. “A comunicação é a ponte que nos conecta ao mundo. Os profissionais devem ser capazes de fazer mais do que apenas fornecer informações, precisa conhecer essas mães para analisar o que está acontecendo, oferecendo confiança e apoio”, detalhou.

Os bebês que exigem cuidados especiais foi o tema da palestra do coordenador de Pediatra, Rodrigo Basílio, que detalhou as características de um bebê de risco, que precisa de um cuidado a mais. Ele ainda relatou como é a rotina de uma unidade neonatal e mostrou passos para uma boa alimentação do recém-nascido de baixo peso, além de enfatizar a importância do Método Canguru. “Um bom trabalho envolvendo a família e a equipe multiprofissional da unidade é fundamental para a melhora significativa do bebê”, pontuou. Ao final das palestras, houve uma visita às enfermarias da unidade, onde, acompanhado pela fonoaudióloga Marilene, os participantes puderam avaliar as mães e seus bebês durante a amamentação.

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) encerrou hoje, 14 de junho (quarta-feira), mais uma edição do curso Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Segundo a organizadora do evento, a fonoaudióloga Marilene Bueno, a realização do curso é de suma importância pois “o envolvimento de profissionais comprometidos e gabaritados com seu trabalho e com a causa garantem a divulgação em massa dos ensinamentos da IHAC dentro da unidade”, destacou. As palestras do último dia de capacitação tiveram o foco no cuidado do profissional de saúde com a mãe e bebê.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo