CIB valida implantação de mais três Centros de Informação em Saúde em Goiás
Comissão Intergestores Bipartite também habilita serviços ao indivíduo com obesidade em hospitais de Aparecida de Goiânia e Rio Verde e valida projeto de capacitação das equipes de saúde mental
Representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) participaram, na manhã desta quinta-feira (12/12), da última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) deste ano. O encontro, realizado no formato virtual, marcou o encerramento dos trabalhos da CIB em 2024.
Durante a reunião, foram apresentadas, discutidas e pactuadas ações que resultam na melhoria da assistência à saúde no Estado. O grupo de gestores debateu e validou o Projeto de Qualificação dos Profissionais da Saúde Mental Nós na Rede e a implantação de três Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) nas Regionais de Saúde Estrada de Ferro, Nordeste 2 e Serra da Mesa. Outra importante ação foi a habilitação em alta complexidade ao indivíduo com obesidade no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia e Hospital do Câncer de Rio Verde.
A reunião da CIB foi presidida pelo subsecretário de Políticas e Ações em Saúde, Luciano de Moura Carvalho. Ao abrir a reunião, ele destacou que o Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho (Heal), em Águas Lindas de Goiás, se consolida como uma importante unidade para a população da Região Nordeste do Estado com a abertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, Pediátrico e Adulto.
Durante o encontro, foi anunciado que os 412 profissionais que integram o Programa Mais Médicos em Goiás passarão por uma avaliação entre os dias 16 e 31 deste mês. A ação, determinada pelo Ministério da Saúde, será feita pelo gestor do município onde o médico é lotado. Ela visa mensurar a competência clínica, comunicação médica, relações humanas o conhecimento e a atuação no território, entre outros pontos. “Por meio desta avaliação, pretendemos tornar o programa Mais Médicos cada vez mais potente”, acentua Luciano Carvalho.
O subsecretário destacou a importância da habilitação em alta complexidade ao indivíduo com obesidade no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia e Hospital do Câncer de Rio Verde. “Esses novos serviços vão possibilitar a diminuição da fila para as cirurgias bariátricas em pessoas com obesidade, realizadas atualmente apenas no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG)”, assinalou. Além disso, conforme o subsecretário, esses novos serviços contribuem para o avanço no processo de regionalização, com a assistência ao cidadão mais próximo do domicílio.
Maria José Silva/Comunicação Setorial
Foto: reprodução