Cerest publica orientações sobre transtornos mentais no trabalho
O acervo digital do site da Vigilância em Saúde recebeu a publicação do documento “Orientações Técnicas para Notificação de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho”. A elaboração destas orientações em saúde do trabalhador foram feitas pelas psicólogas do Núcleo de Psicologia do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
“O documento aponta para as subnotificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho e reforça a importância da notificação para desenvolvimento de ações que possam garantir a saúde mental dos colaboradores. Tivemos como referência o trabalho realizado pelo Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de São Paulo”, afirma a psicóloga Elise Alves dos Santos.
O objetivo desse trabalho é orientar e instrumentalizar as equipes dos serviços de saúde para a notificação no Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN) dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.
O documento é dirigido a profissionais de saúde, principalmente os que atuam na rede de atenção psicossocial, e tem por objetivo abarcar conceitos como o de transtornos mentais relacionados ao trabalho, notificação e notificação compulsória. Além de trazer informações sobre quem pode e quem deve notificar.
O documento“Orientações técnicas para a notificação dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho” pode ser acessado por meio do link: https://www.visa.goias.gov.br/post/ver/211166/materiais-educativos