Centro de Operações de Emergências estadual realiza primeira reunião de 2021
Encontros ocorrem quinzenalmente para avaliação do contexto, do cenário e de todas as providências que devem ser tomadas em relação ao coronavírus
Os integrantes do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus participaram de reunião virtual nesta quarta-feira, 6, para debater as ações relacionadas ao vírus, nos âmbitos da vigilância em saúde e assistência. Entre os temas foram apresentados a situação epidemiológica da Covid-19 em Goiás; apresentação do Plano Estadual de Imunização; situação da rede assistencial de leitos públicos e privados; e retorno das aulas.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim, apresentou o “Plano de Operacionalização para a Vacinação contra Covid-19 no Estado de Goiás”, que estabelece as ações e estratégias para a operacionalização da vacinação contra o vírus no território goiano.
Além de informar as responsabilidades do Estado e dos municípios na vacinação, o documento apresenta o público-alvo para a vacinação, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Também descreve os aspectos logísticos envolvidos no recebimento, armazenamento e distribuição dos imunobiológicos.
Outros objetivos do Plano são subsidiar os gestores municipais na construção de planos locais, a fim de minimizar os riscos durante o processo de vacinação. O alvo principal é alcançar as metas propostas de cobertura vacinal, seguindo criteriosamente as definições de grupos prioritários a serem vacinados. “Após apresentação do documento na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que será na próxima terça-feira, 12, o plano será disponibilizado no site da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás”, explicou Flúvia.
Sobre a solicitação de aumento da capacidade de alunos em sala de aula nas escolas particulares de 30% para 50%, feito pelo representante do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia (SEPE), Flávio Roberto de Castro, foi deliberado pelo COE que a proposta deverá ser antes, debatida no Grupo de Trabalho de Educação. Em duas semanas, a proposta será novamente levada ao Centro.
COE
As reuniões do COE são realizadas quinzenalmente, para avaliação do contexto, do cenário e de todas as providências que devem ser tomadas em relação à pandemia de Covid-19. O COE reúne representantes de diversas instituições municipais, estadual e federal, tendo caráter consultivo e deliberativo.
Patrícia Almeida/Comunicação Setorial
Foto: Organização Pan-Americana da Saúde