Centro de Diagnóstico no Crer presta 36 mil atendimentos diários

Usuários do SUS passam a contar com amplo espaço e estrutura moderna para o atendimento

O novo prédio do Centro de Diagnóstico do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) foi inaugurado nessa segunda-feira, pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário de Estado da Saúde de Goiás Leonardo Vilela. Essa é a terceira etapa de expansão física da unidade. A estrutura recebe o nome de Centro de Diagnóstico Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, uma homenagem ao Arcebispo Emérito de Goiânia, que faleceu em fevereiro de 2017, aos 91 anos.

“Com uma área de 3,5 mil metros quadrados, o prédio possui cinco pavimentos prontos para atender a população. O CRER é hoje uma referência nacional em reabilitação, acreditado pela ONA, feito que atesta o cuidado com a saúde pública”, disse o governador Marconi Perillo.

O prédio tem uma estrutura moderna com o principal objetivo de humanizar e otimizar o atendimento. O Crer conta com profissionais especializados, equipamentos modernos e controle interno e externo de qualidade de exames de laboratório e radiodiagnóstico, que garante mais conforto e segurança aos pacientes.

“Com um investimento de cerca de R$ 35 milhões de reais, uma capacidade de fazer 60 mil exames por mês, e de atender não somente os cerca de 2 mil pacientes que procuram o Crer todos os dias, mas também de atender a outras unidades do Estado e da prefeitura de Goiânia, e também do interior do Estado”, detalha o secretário Leonardo Vilela.

Novo Centro de Diagnóstico

O espaço do novo Centro de Diagnóstico contempla uma nova recepção de exames e salas de coletas de sangue. No local funcionará ainda o Laboratório de Análises Clínicas com tecnologia de última geração para a realização de prevenção, diagnóstico e monitoramento de doenças com acompanhamento terapêutico. Também haverá a realização dos exames de Neurofisiologia, Neuromodulação, Eletrocardiograma, Espirometria, Urodinâmica, além de três salas com equipamentos de Ultrassom.

O Crer disponibiliza ainda exames de métodos gráficos, além de exames de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, BERA, Mamografia e Raio X, que são todos digitalizados. A mudança para o novo prédio promove melhor acomodação dos exames e acolhimento aos pacientes. Outra novidade é a instalação de um novo aparelho de Raio X com fluoroscopia (equipamento telecomandado através de controle remoto). A sala já foi adequada e está em fase de instalação do equipamento.

No novo ambiente terá ainda a ampliação de exames de oftalmologia e terapias de estimulação visual e a Central de Laudos da Imaginologia e o Centro de Estudos. O ensino e a pesquisa são áreas que contribuem para o avanço da qualidade, da excelência e da capacidade de inovação, com benefícios voltados aos pacientes e à sociedade. O Crer possui um forte compromisso com a capacitação profissional, atestado em sua missão de oferecer assistência à saúde da pessoa com deficiência, fundamentada no ensino e pesquisa.

Homenagem a Dom Antônio

Muito mais que um exemplo a ser seguido, Dom Antônio faz parte da história do Crer seus valores ajudaram a construir e sedimentar uma trajetória sólida pautada na ética e atenção àqueles que mais necessitam. Para a cerimônia de inauguração do prédio, Daniel Ribeiro de Oliveira, sobrinho de Dom Antônio.

Crer referência

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) ao longo dos seus 15 anos de funcionamento buscou melhorias contínuas nos seus processos e no atendimento à sociedade. É uma instituição jovem, mas extremamente madura em seu histórico de conquistas e realizações. É o primeiro centro de reabilitação do Brasil acreditado com excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro hospital público com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Centro-Oeste com esta certificação.

A unidade é reconhecida como CER IV (Centro Especializado em Reabilitação) pelo Ministério da Saúde. É habilitado a atuar na reabilitação das quatro modalidades de deficiência: física, auditiva, visual e intelectual e em uma década e meia de serviços já realizou mais de 14,5 milhões de procedimentos. São cerca de 1.6 mil pessoas atendidas por dia e 126 mil procedimentos realizados por mês.

Desde a inauguração a instituição já passou por um significativo crescimento na sua estrutura física, organizacional, e na prestação dos serviços oferecidos a população. Iniciou suas atividades com 8.823 metros quadrados e atualmente conta com 33.275 metros quadrados. As ampliações da estrutura física impactaram exponencialmente no atendimento à sociedade. Todo o crescimento da Instituição foi pautado no planejamento estratégico, com a finalidade de promover melhorias na qualidade do atendimento ofertado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Crer em números

Além de ampliação fisicamente, o Crer também cresceu no atendimento à sociedade. Desde o início das atividades, em 2002, o Hospital apresenta uma dinâmica surpreendente de crescimento e inovação. São alguns dos resultados do Crer em 15 anos de história: 408.596 mil pessoas atendidas; 50.9 mil cirurgias; 9.3 milhões de procedimentos de reabilitação multiprofissional, 3.4 milhões de exames; 1.1 milhão de consultas médicas; 92 mil próteses confeccionadas; 100.4 mil procedimentos odontológicos e 57 mil atendimentos domiciliares.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo