Centenária vence a Covid-19  em Itumbiara

Guiomar Helena de Oliveira, de 105 anos, deixou a unidade de saúde após receber assistência contra o coronavírus

Guiomar Helena de Oliveira, não é uma mulher que se abala facilmente. Centenária, com certeza possui muitas histórias incríveis para contar. Vencer a Covid-19 é mais uma delas. A idosa de 105 anos recebeu alta do Hospital Regional de Itumbiara São Marcos e vai seguir em casa com a fase final da recuperação. A unidade faz parte da rede de saúde do Governo de Goiás.

A saída da idosa foi comemorada com aplausos e muita comoção de familiares e da equipe de saúde que os acolheu. “Eu como neta tenho o maior orgulho da minha vó. Ela é exemplo de força, é uma guerreira. A minha família se espelha na força, na garra e na vontade de viver que ela tem. Ela se recuperar da Covid-19 e receber alta foi emocionante”, relatou a neta de Guiomar, Maria Heloísa.

Dona Guiomar deu entrada no hospital no dia 19 de setembro com sintomas da Covid-19. Apesar da idade avançada, a idosa não precisou ser encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com Maria Heloísa, a idosa já tinha sido internada no hospital de Buriti Alegre, onde mora. “Minha vó ficou internada por dez dias, mas após a alta percebemos que ela não estava muito bem e retornamos com ela para o hospital. Foi quando encaminharam ela para o Hospital de Itumbiara por ter mais recursos”, conta.

A recuperação de dona Guiomar sensibilizou os colaboradores da unidade.  A coordenadora multiprofissional, Karine Araújo, falou dos sentimentos que envolvem todos no processo. “Essa é uma vitória da equipe. A dedicação de todo o grupo tem sido fundamental para conseguirmos cumprir nosso compromisso com a saúde. A nossa maior preocupação é prestar a melhor assistência e garantir que essas pessoas melhorem e possam retornar pra suas casas, para a suas famílias. A alta da dona Guiomar para nós é uma vitória compartilhada, pois ela venceu uma batalha difícil. Essas histórias nos motivam a continuar e a acreditar que tudo ficará bem. Ver o paciente sair daqui sob aplausos nos encoraja a enfrentar todas as dificuldades”, contou.
 
Além da centenária, mais nove pacientes venceram a batalha contra o novo coronavírus e receberam alta esta semana. Eles têm idades entre 29 e 58 anos e deram entrada na unidade de saúde com sintomas da Covid-19. O Hospital Regional de Itumbiara tem recebido pacientes de cidades diversas, atendendo as necessidades de vagas para tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19. A unidade é peça fundamental na estratégia da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás para tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo