Cemac recebe visita de equipes da Jansen, do Pará e de Pernambuco

Gestores e profissionais de saúde conhecem estrutura e processo de dispensação de medicamentos, em especial o sistema digital da unidade do Governo de Goiás que se consolida como referência no País

Roney Pereira mostra estrutura do Cemac a equipes da Jansen Brasil, do Pará e de Pernambuco

O Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) está se consolidando como referência para gestores e profissionais de outros Estados e até mesmo de indústrias multinacionais. Na manhã desta segunda-feira (17/07), representantes das Secretarias de Estado da Saúde do Pará e de Pernambuco e da farmacêutica Jansen Brasil conheceram a estrutura e todo o processo de dispensação de medicamentos efetivado pelo Cemac. Eles foram recebidos pelos diretores-geral e administrativo da unidade, Roney Pereira Pinto e Mauro Antonio Marques, respectivamente. 

Na visita, profissionais e gestores tiveram o objetivo de conhecer o serviço de dispensação de medicamentos executado pelo Estado, em especial o sistema digital implantado no ano passado, que possibilita a agilidade do acesso ao tratamento. Roney Pereira destaca que em Goiás o processo é aberto, e o medicamento é disponibilizado ao usuário no prazo de apenas cinco dias. Na maioria dos outros Estados do País, esse trâmite chega a ser de 30 dias. 

Na primeira parte da visita, Roney Pereira esclareceu o papel do Cemac, o avanço da unidade verificado nos últimos anos e como ocorreu a implantação do serviço digital para a abertura e renovação de processos e inclusão de medicamentos. Na sequência, ele levou a equipe para conhecer in loco os principais setores do Cemac, entre os quais a judicialização, planejamento, setor de atendimento aos municípios, almoxarifado, avaliação e autorização de processos, dispensação de medicamentos e câmaras frias. 

Roney Pereira acentua que, além de desenvolver atividades para a agilidade na dispensação do medicamento, a equipe do Cemac atua com o propósito de possibilitar que o usuário do Sistema Único de Saúde tenha acesso ao tratamento o mais perto possível de sua residência. Ele informa que o Cemac está promovendo a descentralização das ações, com a implantação de núcleos nas Policlínicas Estaduais para o repasse dos medicamentos. 

Maria José Silva (texto e foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo